Orgulho
Dirigente paralímpico internacional tem passagem por Niterói; veja
Ex-professor da UFF lembra trajetória de sucesso do profissional
Por conta da realização da Paralímpiada, em Paris, o ex-professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), João Baptista de Abreu, revelou em suas redes sociais que o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Andrew Parsons, tem em sua trajetória uma passagem por Niterói. Mais especificamente o Instituto de Artes de Comunicação Social (Iacs), em São Domingos.
"Lembro dele em sala de aula, no laboratório de redação do velho Casarão, na Rua Lara Vilela, em Niterói. Mesmo muito jovem, já vestia roupa de executivo e se revelava extremamente educado", relatou o professor, que definiu o dirigente como "quase um lorde inglês na pele de estudante do IACS", contou orgulho João Baptista.
O professor aposentado ainda detalhou as atuações anteriores e currículo do dirigente. Segundo João Baptista, Andrew foi chefe da delegação brasileira na Paralimpíada de 2012, em Londres, e na do Rio de Janeiro, em 2016. João ainda brincou: "O presidente do Comitê é 'pé quente' pois, no Rio, os atletas brasileiros conquistaram 72 medalhas".
História e trajetória
Nascido em 10 de fevereiro de 1977, na cidade do Rio, sua jornada começou no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), ainda como assessor de imprensa. Depois, Andrew assumiu o cargo de secretário-geral, ficando na entidade entre 2001 e 2009. Ainda neste último ano, foi eleito presidente do CPB, sendo reeleito em 2011.
Entre os anos 2005 e 2009, foi presidente do Comitê Paralímpico das Américas. Dos anos de 2013 a 2017, foi vice-presidente do IPC. Atualmente, aos 47 anos, o brasileiro descendente de escoceses preside a entidade máxima de esportes paralímpicos, ocupando a cadeira desde 2017.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!