Escândalo
Equador pode perder vaga na Copa do Mundo 2022; entenda
Suposto áudio vazado diz que Byron Castillo é colombiano
O jornal inglês Daily Mail publicou um áudio nesta segunda-feira (12), no qual o lateral-direito Byron Castillo, da seleção do Equador, faz uma suposta confissão a respeito de sua nacionalidade e data de nascimento.
No áudio apresentado, o jogador admite que nasceu em Temuco, na Colômbia, em 1995, e não em 1998 em General Villamil, no Equador, como diz em seu passaporte.
A publicação deste suposto áudio pode influenciar diretamente na investigação do caso pela Fifa. A federação chilena denunciou a escalação irregular do jogador pela seleção do Equador em oito jogos nas eliminatórias para a Copa do Mundo no Catar em 2022.
Anteriormente, a entidade encerrou o processo, mas os chilenos recorreram alegando irregularidades. O comitê da Fifa irá julgar o recurso na próxima quinta-feira (15), e convocaram Byron Castillo para a audiência.
De acordo com o portal inglês Daily Mail, o áudio é de uma entrevista realizada para uma investigação da Federação Equatoriana de Futebol (FEF) em 2018.
Transcrição de trecho do áudio
Investigador: Você, exatamente, quando nasceu?
Byron Castillo: Em 1995.
Investigador: E na identidade, qual é o ano?
Castillo: 1998.
Investigador: Seus nomes verdadeiros, quais são?
Castillo: Byron Javier.
Investigador: Byron Javier?
Castillo: Castillo Segura.
Investigador: Castillo Segura. Ok. Quantos irmãos são?
Castillo: Dois.
Investigador: Você e?
Castillo: Uma irmã.
Investigador: Ninguém mais?
Castillo: Ninguém.
Segundo as justificativas apresentadas pelo Equador, os documentos apresentados são de um irmão do jogador, que contém a nacionalidade colombiana. Porém, no áudio, Byron afirma que só tem uma irmã, chamada Maria Eugenia.
A Federação Equatoriana e a Fifa não quiseram se pronunciar a respeito do áudio divulgado pelo Daily Mail. Desde o início da investigação, a Federação Equatoriana afirma que se mantém tranquila e que contribuirá com o caso.
Em caso de decisão contrária ao Chile, ainda será possível recorrer ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), que estenderia o caso até perto da Copa do Mundo, em novembro.
O Equador terminou as eliminatórias na quarta posição, com 26 pontos. O Chile fico em sétimo, com 19. Porém, Byron Castillo foi escalado nos dois jogos contra a seleção chilena, onde empatou uma e perdeu a outra partida.
Com mais cinco pontos na tabela, os chilenos chegariam aos 24 e teriam maior saldo que a seleção do Peru. Com isso, assumiriam o quarto lugar. Já Peru e Colômbia, não se beneficiariam de uma possível punição aos equatorianos.
A seleção do Equador está no Grupo A da Copa do Mundo de 2022, junto com os donos da casa, Catar, além de Holanda e Senegal. A estreia será no dia 20 de novembro, contra o Catar, na abertura da Copa do Mundo.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!