Crias

Escolinha de futebol em São Gonçalo é celeiro de talentos

Jovens sonham com o sucesso de Vini Jr

Jovens da escolinha do Flamengo sonham em ser o novo Vinícius Jr.
Jovens da escolinha do Flamengo sonham em ser o novo Vinícius Jr. |  Foto: Marcelo Eugênio
  

Uma das maiores revelações do futebol dos últimos tempos, Vinícius Júnior, de 22 anos e cria do Flamengo, foi  um dos destaques da Seleção Brasileira da Copa do Mundo no Catar e também do futebol mundial.

Com todo esse holofote e destaque, Vini Jr., que é nascido e criado no município de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, serve de inspiração para muitos meninos que sonham em trilhar o mesmo caminho e obter sucesso na carreira futebolística.

Por esse motivo, o ENFOCO foi até a escolinha do Flamengo do Mutuá, onde o jogador treinou durante toda a sua infância, para conhecer um pouco mais da sua história e conversar com alguns desses garotos sonhadores.

Início da trajetória

Natural do bairro Porto Rosa, em São Gonçalo, Vinícius começou a construir sua carreira muito jovem. Ainda com 5 anos, o jogador entrou para uma escolinha do Flamengo. Mais velho, com 14 anos, Vini Jr. foi morar com seu tio em Piedade, no Rio de Janeiro, para ficar mais perto do centro de treinamentos do Ninho do Urubu, localizado em Vargem Grande.

Conseguindo apresentar o seu bom futebol, o jovem seguiu em constante evolução e, já com 17 anos, disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior - o maior torneio de futebol das categorias de base no Brasil. No mesmo ano, o atleta foi efetivado para o time profissional do Flamengo. Muitos já o tratavam como uma das maiores joias recentes do mundo da bola. Ganhando sequência, o assédio começou a ser grande e logo foi contratado pelo Real Madrid, da Espanha, em 2018, como uma das maiores vendas do futebol brasileiro por cerca de 45 milhões de euros.

Vini Jr. já se destacava desde pequeno
Vini Jr. já se destacava desde pequeno |  Foto: Arquivo Pessoal
  

Na escolinha onde o craque surgiu, o professor Thiago Ribeiro, de 32 anos, contou como é o dia a dia nos treinamentos e a importância do Vinícius Jr. para a escolinha do clube. "A gente sabe da importância do Vinícius Jr. para o Flamengo. Sempre passamos treinos analíticos e de fundamento, o situacional e o confronto direto, que é  uma especialidade que o Vini tem".

Além dos treinamentos físicos, ele trabalha também muito com o emocional de cada um, incentivando e acreditando no potencial de cada jovem sonhador. "Muitos aqui tem o sonho de chegar igual ao Vinícius Jr e eu creio que muitos vão chegar onde ele chegou", finalizou Thiago.

Vinícius Jr. posa com sua medalha
Vinícius Jr. posa com sua medalha |  Foto: Arquivo Pessoal
  

Inspiração

Em cada canto e cada espaço da escolinha do Flamengo do Mutuá, uma referência ao craque. Isso serve de inspiração e espelho para muitos jovens que almejam conquistar a glória para ter uma vida digna que sempre sonharam, fazendo o que mais gostam: jogar futebol.

Por lá, muitos sonham em ser um novo Vinícius Jr. São os casos de Kauã Venancio, de 17 anos e Kaio Rocali, de 16, que treinam no mesmo lugar que o craque ex-Flamengo. "O Vini Jr. serve de inspiração para todos nós aqui. Saiu daqui e tá voando. É um craque! O pessoal daqui trabalha muito e tem o sonho de chegar onde ele está", disse Kauã Venancio.

Após o sucesso meteórico, nós brasileiros torcemos para que novos talentos, assim como Vinícius Jr., sejam revelados para o bem do futebol nacional e mundial. O futuro está nas mãos desses jovens atletas sonhadores.

Com muito trabalho, esperança e dedicação, mostra-se que quem acredita, um dia pode alcançar. Por mais que seja um processo demorado e difícil, a perseverança prevalece. E o grande exemplo disso, é o próprio Vinícius Jr. Das ruas de São Gonçalo, ele não deixou as adversidades da vida o afetarem e hoje em dia está colhendo o fruto de todo seu esforço.

< Prefeitura do Rio brinca com o frio em pleno verão: 'Coé, Natalina' Escolinha de futebol em São Gonçalo é celeiro de talentos <