Esportes

Esporte e inclusão: projeto social Grão de Areia Beach Soccer chega a Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Esporte e inclusão: projeto social Grão de Areia Beach Soccer chega a Niterói
|  Foto: Foto: Divulgação
Seleção Brasileira de masters participará dos eventos do projeto. Foto: Divulgação

O projeto social Grão de Areia Beach Soccer fará sua estreia no próximo sábado (18), na Praia de São Francisco, em Niterói, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) e idealizado por Marcelo Mendes, instrutor FIFA, Conmebol e CBF Academy.

O objetivo do projeto é oferecer aulas e atividades a crianças e jovens de 7 a 16 anos. O Grão de Areia irá percorrer cinco cidades do estado, estimando atender cerca de 500 alunos ao longo do ano de 2022.

"Nós, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, estamos muito satisfeitos em poder sediar em nossa cidade este projeto, que irá oferecer gratuitamente aulas de beach soccer para crianças e jovens. Muitos não têm a oportunidade de praticar qualquer modalidade esportiva e, bem mais do que isso, é uma chance de aliar o esporte à inclusão social", destaca o secretário de esportes, Luiz Gallo.

O projeto

Esporte, consciência social e inclusão. Lançado oficialmente no dia 1º dezembro, o 'Grão de Areia' é um projeto sócio-esportivo que vai oferecer aulas gratuitas de beach soccer para jovens e crianças de 7 a 16 anos em cinco municípios do Rio de Janeiro: Búzios, Mangaratiba, Niterói, Saquarema e Maricá.

O projeto terá patrocínio da Enel, através da lei de ICMS de Esporte e de Cultura do Estado do Rio de Janeiro (SEI-300001/000863/2020), e da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro (SEELJE) além do apoio da Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB), da Federação de Beach Soccer do Estado do Rio de Janeiro (FEBSERJ) e das prefeituras de Búzios, Niterói, Mangaratiba, Maricá e Saquarema.

Com uma proposta pioneira de ensino e prática da modalidade, o GDA combina esporte e inclusão, com a participação de alunos portadores de deficiência auditiva. e aproximando o beach soccer de ações para a comunidade, plantando uma semente de bem-estar, educação e vida saudável.

O projeto oferece aulas, diversão e brincadeiras, mas também atividades de consciência e socialização, palestras com ídolos, organização de torneios entre núcleos e ações que promovam valores importantes para a formação da garotada.

Durante o mês de dezembro e parte de janeiro, serão promovidas as inaugurações oficiais das unidades das cinco cidades, eventos com programações especiais, respeitando os protocolos de prevenção do Covid-19 - e que contarão, inclusive, com a Seleção Brasileira master, com a presença de astros como Benjamin, Neném, Júnior Negão, Bruno Malias, Robertinho e Juninho, entre outros.

Todos os instrutores e técnicos dos cinco núcleos do GDA passaram por cursos de capacitação para aplicação da metodologia desenvolvida especificamente para o projeto. Dentro do plano do curso, os profissionais receberam aulas em libras, parte do treinamento obrigatório, ministradas pela Federação Desportiva de Surdos. Todos os núcleos vão contar também com o apoio de assistentes sociais.

Inscrições

As vagas para 2022 são limitadas e as inscrições já estão abertas. Mais informações nas secretarias de esportes dos municípios ou pelo email [email protected].

Calendário

4 de dezembro

Inauguração do Grão de Areia em Búzios

Endereço: Quadra de Areia - rua do Santana (em frente ao número 13) - Manguinhos

Coordenador - Daniel Cansanção

18 de dezembro

Inauguração do Grão de Areia em Niterói

Endereço: Rua Quintino Bocaiuva 325, Praia de São Francisco (em frente ao Lido Center)

Coordenador - Luciano Nery da Silva

8 de janeiro

Inauguração do Grão de Areia em Saquarema

Endereço: Praia da Barrinha. Rua Lagoinha - Itaúna

Coordenador - Rafael Ferreira

16 de janeiro

Inauguração do Grão de Areia em Maricá

Endereço: Orla do Parque Nanci (em frente ao Castro's Gourmet) - Parque Nanci

Coordenador - Vitor Hugo Mendes Junior

< MPRJ denuncia policiais no caso João Pedro, em SG Aberta a consulta do local da segunda etapa do Revalida <