Esportes
Estudo calcula chance do Brasil no mundial feminino e na Copa América
Um estudo divulgado pela Escola de Matemática Aplicada da FGV (EMAp/FGV) projetou os resultados da Copa América e da Copa do Mundo Feminina. Baseados em análises estatísticas e simulações, os dados apontam a ordem dos favoritos para vencer cada torneio.
Segundo a instituição, a Seleção Brasileira masculina tem mais chances de vencer o torneio sul-americano, com 52% de probabilidade. Em seguida, aparece o Uruguai, com 12%.
Em relação ao torneio feminino, o Brasil é apenas o oitavo no ranking, com 3%. O primeiro lugar fica com os Estados Unidos, que possuem 28% de chances de ganhar.
Os resultados não levam em conta apenas o aproveitamento do time. “Vitória ou derrota, apenas, não são fatores definitivos, porque tudo depende de quem era o adversário. Ganhar de um time mais fraco pode ter um peso igual a empatar com uma potência do esporte, por exemplo”, explica Moacyr Silva, professor da EMAp/FGV e coordenador do estudo.
Todos os resultados dos mais de 200 times masculinos e mais de 150 times femininos inscritos na FIFA, ao longo dos últimos quatro anos, foram contabilizados, dando maior peso para os mais recentes. Assim, o ataque e a defesa de cada time receberam notas, além da estimativa de quantos gols tendem a marcar e levar, de acordo com o adversário. Para chegar às estimativas sobre os dois torneios, cada partida foi simulada cem mil vezes.
Confira resultados completos da Copa do Mundo Feminina e Copa América.
Marta pode ser escalada
Após iniciar a campanha com uma goleada contra a seleção da Jamaica, o Brasil se preapara para enfrentar a Austrália na quinta-feira (13). A atacante Marta apareceu entre as jogadoras que treinaram na terça-feira (11) em Montepellier, na França, e deu indícios de que pode estar apta a atuar no próximo compromisso da Seleção feminina na Copa do Mundo.
Treino para enfrentar a Bolívia
Filipe Luís foi o primeiro jogador da seleção brasileira a conversar com a imprensa em São Paulo, onde os comandados de Tite estreiam na Copa América nesta sexta-feira (14), às 21h30, contra a Bolívia.
Em dez anos usando a camisa da seleção brasileira, Filipe disputou a Copa do Mundo da Rússia e conquistou a Copa das Confederações em 2013. O lateral vê semelhanças entre aquele momento e o atual do time brasileiro.
(Gazeta Esportiva)
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!