Esportes
Eurocopa: Itália garante ponta do Grupo A e 'classifica' adversário junto
Tarde tranquila para a Azzurra. A já classificada Itália garantiu os 100% de aproveitamento e oprimeiro lugar da sua chave ao vencer País de Gales neste domingo (20), por 1 a 0, no Estádio Olímpico de Roma. Mesmo poupando diversos titulares, os italianos não tiveram dificuldade para superar os galeses com gol de Pessina. Apesar da derrota, Gales ficou com o segundo lugar do grupo.
Com a classificação já garantida, a seleção italiana entrou em campo precisando de apenas um empate para garantir a liderança do Grupo A. Desta forma, a equipe do técnico Roberto Mancini optou por uma estratégia com poucos riscos, mas sem abdicar do jogo. Com cerca de 60% da posse de bola na primeira etapa, a Itália não imprimia um ritmo forte, mas rondava a área buscando espaços para criar chances.
País de Gales, por sua vez, também dependia de um empate para garantir a segunda colocação da chave. Por isso, os galeses não fizeram a menor questão de acelerar o jogo, visando correr os menores riscos possíveis contra a Azzurra. A chance de roubar o primeiro lugar em caso de vitória não valia o risco da derrota - que, diante do triunfo da Suíça sobre a Turquia, poderia significar uma eliminação precoce na fase de grupos.
Mesmo sem muito esforço, os italianos abriram o placar através de bola parada. Em falta pelo lado direito, na altura da intermediária, Verratti cobra à meia altura, no primeiro pau, e Pessina desvia levemente a trajetória da bola. Ela cruza toda a área na diagonal até encontrar o cantinho direito do gol de Ward, que nada pôde fazer. Vibração dos Azuis, início de desespero dos Vermelhos.
Diante da derrota parcial, País de Gales não tinha outra alternativa a não ser subir ao ataque em busca da igualdade no placar. No entanto, sem organização no meio-campo, os galeses não conseguiam alcançar o último terço do campo. Com alguns desarmes na saída de bola, a Itália seguiu sendo mais perigosa e criou pelo menos outras duas boas chances de gol antes do intervalo.
Segundo tempo
Logo no início da etapa complementar, a Itália tentou imprimir um ritmo um pouco maior, acelerando os ataques e tentando surpreender os galeses. Aos 9 minutos, a situação de Gales ficou ainda mais complicada. Em entrada muito dura em cima de Bernardeschi, o zagueiro Ampadu recebeu o cartão vermelho direto e foi para o vestiário mais cedo, deixando a equipe com um a menos precisando reagir dentro da partida.
Em ritmo de treino, a Azzurra tocava a bola no campo de ataque procurando brechas na grande área. País de Gales, no entanto, se fechava com praticamente 10 jogadores da intermediária para trás, dificultando as infiltrações e bloqueando os cruzamentos. A ideia era se fechar e tentar contragolpes, que acabaram sendo raríssimos. As melhores tentativas eram em cruzamentos longos ou até laterais arremessados para a área, mas sem perigo para Donnarumma.
Ao tirar o pé, a Itália acabou ajudando o próprio adversário - já que País de Gales poderia perder a vaga com uma derrota mais elástica. Durante o segundo tempo, um gol da Itália e mais um gol da Suíça, no outro confronto, faria que as equipes trocassem de posição na tabela de classificação.
Suíça x Turquia
Na outra partida do Grupo A, que rolou simultaneamente ao duelo principal, a Suíça venceu a Turquia por 3 a 1, no Estádio Olímpico de Baku, no Azerbaijão. Os suíços chegaram a flertar com a segunda vaga da chave, já que, com os resultados casados, só precisaria ultrapassar Gales no saldo de gols. No entanto, a diferença ficou em 2 gols (1 de Gales contra -1 da Suíça). A Suíça ainda pode se classificar como um dos quatro melhores terceiros colocados.
Já a Turquia, que sonhava com uma vaga como terceiro lugar em caso de vitória, acordou com a dura realidade de encerrar a Eurocopa sem nenhum ponto conquistado, apenas um gol marcado e um saldo negativo de sete gols.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!