Wrestling

Festival de Lutas Niterói acontece no 12º BPM nesta quinta (8)

Evento é comemoração de projeto que atende com 120 crianças

André Pinto, atleta do estilo greco-romano e professor
André Pinto, atleta do estilo greco-romano e professor |  Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Wrestling/Daniel Burattini
 

A Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), em parceria com a Prefeitura de Niterói, realiza nesta quinta-feira (8) o Festival de Lutas – Niterói, das 14h30 às 16h, no 12º Batalhão da Polícia Militar. A ação celebra o Projeto Luta Niterói, que oferece aulas gratuitas para 120 crianças da cidade em quatro diferentes polos, e vai ser um encontro delas. O evento é aberto ao público.

"A ideia do Festival é uma confraternização entre todos os polos que temos no projeto. Vamos ter atividades lúdicas voltadas para wrestling. O projeto é um sucesso. Iniciamos as inscrições em setembro, a procura foi grande e as vagas disponibilizadas se esgotaram rapidamente. Temos quatro locais e esperamos expandir o projeto para mais localidades", explicou Felipe Macedo, treinador olímpico de wrestling e coordenador do Luta Niterói.

Crianças praticam na escola Júlia Cortines
Crianças praticam na escola Júlia Cortines |  Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Wrestling
  

Os quatro polos são três escolas municipais (Anísio Teixeira, Julia Cortines e Paulo Almeida) e no espaço montado no Centro Comunitário de Niterói, na Comunidade 94. Cada local possui duas turmas de 15 alunos cada. As aulas são comandadas por professores e assistentes. Na Escola Júlia Cortines e na Comunidade do 94, o professor Nestor Antônio Garcia atua ao lado de Shayenne Silva; na Escola Paulo Almeida, o professor André Pinto e o assistente Wellington Aguiar e na Escola Anísio Teixeira, o professor Rodolfo Rosa, atua ao lado do assistente Douglas Martins.

"Fico feliz de ter a oportunidade de participar e ver as crianças em contato com a modalidade. O esporte me deu a oportunidade de fazer uma faculdade e não preciso parar de competir para retribuir", frisou André Pinto, graduado em Educação Física e campeão brasileiro de Wrestling no estilo greco-romano em 2022.

Sobre o esporte

O wrestling, também conhecido como luta olímpica, é o esporte de combate mais antigo da humanidade e está presente nos Jogos Olímpicos desde a era antiga. O esporte é indicado para crianças já que não possui socos ou chutes ou chaves que forcem as articulações. O objetivo é dominar o oponente com as costas no solo e mantê-lo sob controle.

O wrestling é dividido em dois estilos: greco-romano e livre. No estilo greco-romano, apenas os homens participam. Já o estilo livre é praticado por homens e mulheres.  

< Gatito deve renovar com o Botafogo e crê em volta a campo em março Anitta fala sobre seu estado de saúde: 'Coisa muito séria' <