Clutch, Maple e Zayu
FIFA revela mascotes da Copa do Mundo de 2026; veja
Torneio será realizado nos Estados Unidos, México e Canadá

A Fifa divulgou, nesta quinta-feira (25), os três mascotes da Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá. Com isso, cada nação-sede foi homenageada. Os nomes são Clutch, Maple e Zayu.
“Maple, o alce (Canadá), Zayu, a onça-pintada (México) e Clutch, a águia-americana (Estados Unidos) foram cuidadosamente desenvolvidos para refletir a vibrante cultura, a herança e o espírito de seus respectivos países, unindo-se para simbolizar a unidade, a diversidade e a paixão compartilhada pelo esporte”, postou a Fifa.
O trio será protagonista de campanhas digitais, produtos licenciados e experiências interativas ao longo da preparação para o mundial.
Essa será a primeira edição da Copa do Mundo com três países-sede, e os mascotes seguem essa mesma lógica tripla, oferecendo uma representação única e descentralizada da identidade do torneio. A iniciativa busca valorizar a diversidade cultural da América do Norte, ao mesmo tempo em que engaja diferentes públicos locais e globais.

Mascotes
Clutch — A águia que lidera
Representando os Estados Unidos, o mascote Clutch é uma águia-careca — ave símbolo nacional — e ocupa a posição simbólica de meio-campista, vestindo a camisa número 10. Segundo a FIFA, Clutch representa “liderança, ousadia e união”, refletindo o espírito norte-americano e a energia coletiva que o país promete trazer para o torneio.
Maple — O alce criativo
Já o Canadá será representado por Maple, um simpático alce inspirado na tradicional folha de bordo (“maple leaf”), um dos maiores símbolos da identidade canadense. Maple é o goleiro do time de mascotes, vestindo a camisa número 1, e foi descrito como símbolo de “criatividade, resiliência e espírito acolhedor”.
Zayu — A força mexicana
Com raízes profundas na fauna e mitologia latino-americana, o mascote do México é Zayu, um jaguar vibrante e ágil que joga como atacante, usando a camisa número 9. Zayu representa “agilidade, força e o patrimônio cultural mexicano”, e se destaca pela imponência e vivacidade visual, homenageando também os povos originários da Mesoamérica.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!