Risco
Final da Copa do Brasil é considerada como 'Bandeira Vermelha'
Segurança preocupa Ministério Público do Rio
A partida entre Flamengo e Corinthians que será disputada nesta quarta-feira (19), no Maracanã, pela final da Copa do Brasil, é considerada como "Bandeira Vermelha", a mais alta na classificação de risco elaborada pelo Ministério Público do Rio. A escala varia de 1 a 4.
Por causa disso, haverá um planejamento especial de segurança. Desta forma, o entorno do estádio terá vias interditadas a partir das 17h30, como parte do esquema de trânsito elaborado pela CET-Rio para a partida, que começa às 21h45.
As medidas fazem parte dos esforços do Grupo de Trabalho Maracanã, composto pelo Grupo Temático Temporário – Desportos e demais órgãos públicos, para ordenar a região e garantir o bem-estar do público no estádio e seu entorno. De acordo com a CET-Rio, a operação de trânsito contará com 70 pessoas, oito veículos operacionais e 14 motocicletas, além da utilização de dez painéis de mensagens variáveis que informarão sobre os horários dos fechamentos e as rotas alternativas.
A prefeitura recomenda que motoristas evitem passar pela região durante as interdições e procurem utilizar as rotas alternativas.
Classificação de risco
Através da metodologia Avaliação de Riscos em Estádios de Futebol (AREF), desenvolvida pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para jogos realizados no Maracanã e adaptada pelo Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ), os órgãos responsáveis pela organização, segurança, mobilidade e ordem pública do estádio conseguem definir antes de cada evento todo o conjunto de medidas a serem adotadas de acordo com o bandeiramento de riscos.
A escala varia entre as “bandeiras” verde, amarela, laranja e vermelha, indo do menor para o maior grau de perigo. Os critérios de classificação e manuais de procedimentos em conjunto ajudam a prever possíveis crises e predefinir quais as respectivas soluções, em prol da melhor organização dos eventos, bem-estar do público e garantia de segurança.
A aplicação do protocolo de ações e classificação de riscos teve início em setembro de 2019, na disputa entre Flamengo e Palmeiras. Acabou sendo interrompida em 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19, retornando em 2022.
Interdições
Das 17h30 de quarta-feira (17) à 01h30 de quinta-feira (20):
- Rua Prof. Eurico Rabelo;
- Rua Visconde de Itamarati, entre as ruas São Francisco Xavier e Prof. Eurico Rabelo;
- Rua Isidro de Figueiredo;
- Rua Conselheiro Olegário;
- Rua Artur Menezes;
- Rua Mata Machado, entre a Av. Paula Sousa e a Av. Maracanã;
- Av. Maracanã, em ambos os sentidos, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Pres. Castelo Branco (Radial Oeste).
- Av. Pres. Castelo Branco (Radial Oeste), sentido Centro, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Maracanã;
- Viaduto Oduvaldo Cozzi, nos acessos à Avenida Maracanã.
- Av. Professor Manoel de Abreu, sentido Praça da Bandeira, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Pres. Castelo Branco (Radial Oeste);
- Rua Dona Zulmira, entre a Av. Professor Manoel de Abreu e a Rua São Francisco Xavier.
Proibição de estacionamento
Das 8h de quarta-feira (19) à 01h30 de quinta-feira (20) será proibido estacionamento de veículos na Avenida Paula Sousa, pista lado esquerdo, junto às edificações de numeração par, no trecho compreendido entre a Rua São Francisco Xavier e a Rua Professor Eurico Rabelo.
Rotas Alternativas
Provenientes do Centro e Zona Sul:
- Para a Tijuca: utilizar rota da Paulo de Frontin e Satamini ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará/Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros;
- Para Vila Isabel e Grajaú: utilizar rotas acima e em seguida Rua Major Ávila e Rua Felipe Camarão;
- Para a região do Grande Méier: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.
Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno:
- Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota Conde de Bonfim – Haddock Lobo.
Provenientes do Grande Méier
- Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.
Moradores do entorno
O acesso de veículos de moradores do entorno imediato ao Maracanã (ruas Prof. Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário) será feito, exclusivamente, pela Av. Paula Sousa e a Rua Prof. Eurico Rabelo, mediante apresentação de comprovante de residência.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!