Esportes

Flamengo abre dois gols de vantagem mas cede empate em jogo atrasado do Brasileirão

Imagem ilustrativa da imagem Flamengo abre dois gols de vantagem mas cede empate em jogo atrasado do Brasileirão
|  Foto: Foto: Alexandre Vidal/CRF
Flamengo vacilou e entregou empate ao Athletico-PR. Foto: Alexandre Vidal/CRF

O Flamengo foi à Arena da Baixada nesta terça-feira (2) e tropeçou no Athletico-PR, por 2 a 2, pela partida atrasada da 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os cariocas chegaram a abrir 2 a 0 no placar, mas cederam o empate nos acréscimos da segunda etapa.

O Flamengo buscava diminuir a diferença para o líder Atlético-MG, enquanto o Furacão tentava se recuperar da péssima sequência de quatro derrotas e um empate nos últimos cinco jogos - que o aproximou da zona de rebaixamento do Brasileirão.

O jogo ainda trazia contornos da rivalidade e do clima quente criados nos últimos duelos decisivos na Copa do Brasil nas últimas duas temporadas. As arquibancadas da Arena da Baixada estavam bem cheias e os torcedores começaram a partida apoiando o clube da casa e fazendo muito barulho.

Em campo, a equipe correspondeu e chegou perigosamente em dois cruzamentos que acabaram afastados pela zaga flamenguista nos 10 primeiros minutos. A primeira chance clara foi aos 12 minutos, quando o Athletico recuperou a bola na intermediária e Terans puxou o contra-ataque desde o meio-campo, finalizando para fora da entrada da área.

Na sua primeira chegada perigosa, o Flamengo abriu o placar. Aos 17, Michael foi acionado pela esquerda e cruzou rasteiro na entrada da área. Vitinho fez o corta-luz, a zaga cortou mal e a bola voltou para ele, que finalizou para ótima defesa de Santos. No rebote, no entanto, a bola caiu nos pés de Gabigol, que mandou para a rede e encerrou seu jejum de nove jogos.

As provocações do centroavante rubro-negro diante da torcida paranaense irritou os jogadores do Furacão, que iniciaram uma confusão no centro do gramado. Houve empurra-empurra e troca de xingamentos. A arbitragem preferiu apenas apaziguar a situação e não puniu ninguém com cartões.

O Athletico tentou reagir, mas acabou entregando um gol de presente pouco depois. Aos 28, Santos errou na saída de bola, Isla cortou para direto para dentro da área e Gabigol, sozinho, deu lindo toque de cobertura por cima do goleiro adversário. Foi o seu gol de número 99 com a camisa do Flamengo.

Aos 32 minutos, Renato Kayser perdeu a cabeça e agrediu Léo Pereira por trás em disputa no ataque. O juiz viu tudo e não titubeou em expulsá-lo de forma direta. Foram dois socos e um chute do atacante do time da casa. No entanto, chamado para ver as imagens no VAR, o árbitro optou por retirar o vermelho e dar apenas o amarelo.

Com muitas faltas, o jogo ficou truncado na reta final da primeira etapa e não teve mais boas chances de gol. O Athletico tentava diminuir, mas pecava no último passe. Já o Flamengo tentava administrar a posse de bola e explorar os espaços deixados pelo Furacão, mas sem sucesso.

Segundo tempo

O Furacão voltou do vestiário à toda velocidade. Nos cinco primeiros minutos, o time da casa encurralou os visitantes em seu campo de defesa e chegou com perigo à área de ataque. Com finalizações de Marcinho e Terans, o Athletico chegou perto de diminuir o placar e pediu por pênalti em pelo menos duas ocasiões.

O primeiro gol do Athletico saiu aos 17 minutos. Abner recebeu na linha de fundo e rolou para o meio da área, na marda do pênalti. O meia Terans soltou um míssil e Diego Alves fez grande defesa - mas, no rebote, Renato Kayzer pegou de primeira e balançou as redes. O bandeirinha chegou a marcar o impedimento, mas o VAR confirmou o gol.

Logo na sequência, em uma verdadeira blitz, o Furcacão chegou a marcar o gol da virada. Em pressão rápida na saída de bola, Abner cruzou novamente, desta vez pelo alto, e Terans subiu sozinho no segundo pau para cabecear na gaveta. No entanto, o meia uruguaio estava em posição de impedimento - em nova interferência do VAR.

A anulação não abalou os donos da casa. Novamente na sequência do jogo, a equipe paranaense chegou forte mais uma vez com Nikão. O meia lançou o lateral Abner, que jogou para o meio da área, mas o goleiro Diego Alves saiu para cortar. Diante da pressão, o sistema defensivo do Flamengo mostrava alguma instabilidade.

Na grande chance de igualar o placar, Renato Kayzer foi lançado em profundidade no meio da zaga e viu o goleiro Diego Alves sair para dividir fora da área. Mais rápido, o atacante tocou por cima e quase fez um golaço, mas a bola acabou saindo à esquerda do gol, tirando tinta da trave.

A pressão durou até o final, com seis minutos de acréscimo. Aos 49 minutos, Nikão cobrou o escanteio, Diego Alves saiu errado e a bola bateu em Bissoli antes de entrar no gol. Empate chorado dos donos da casa e frustrante para os cariocas, que estavam diminuindo a vantagem para o líder Atlético-MG.

No último lance, aos 51, o Flamengo quase voltou à dianteira do placar. Em cobrnaça de escanteio, Gustavo Henrique subiu mais que todo mundo e testou na trave. No rebote, em bate-rebate dentro da área do Furacão, Arão finalizou fraco e a bola ficou nas mãos de Santos.

O empate freou a reação do Flamengo na classificação. Antes diminuindo a vantagem do líder para sete pontos ainda com um jogo a menos, o Rubro-Negro chegou a 50 pontos - nove atrás do Galo. Caso vença o outro jogo atrasado, contra o Atlético-GO, na sexta-feira (5), a diferença para o líder Atlético-MG cai para seis pontos.

Já o Furacão volta a campo no domingo (7), no Estádio Nabi Abi Chedid, para encarar o Red Bull Bragantino. Ao passo que está na final da Sul-Americana e também na decisão da Copa do Brasil, o clube paranaense briga contra o rebaixamento no Brasileirão, estando a apenas 5 pontos do Sport, primeiro time dentro do Z4.

< UE promete 1 bilhão de euros para proteção de florestas Atletas olímpicas negras serão homenageadas na Câmara Municipal de Niterói <