Esportes

Flamengo bate Boavista e confirma liderança no Carioca

Os flamenguistas dominaram os 90 minutos e abriram o placar no primeiro tempo. Foto: Alexandre Vidal - Flamengo

O Flamengo venceu por 2 a 0 o Boavista, nesta quarta-feira (1º), no Maracanã, pela Taça Rio. Com o resultado, os rubro-negros garantiram a primeira colocação geral do Campeonato Carioca e pode conquistar o título estadual por antecipação se levar o segundo turno.

Os flamenguistas dominaram os 90 minutos e abriram o placar no primeiro tempo, com Pedro. Na etapa final, os donos da casa chegaram ao segundo gol, com Gerson. Na semifinal da Taça Rio, o Flamengo terá pela frente o segundo colocado do grupo B, que ainda não está definido. A partida será neste domingo, no Maracanã.

O jogo 

O Flamengo iniciou a partida pressionando o Boavista. Tanto que logo aos cinco minutos, os donos da casa quase abriram o placar, com Bruno Henrique. O atacante foi lançado, mas acabou abafado por Klever no momento da finalização.

O lance animou os flamenguistas, que novamente chegaram com perigo aos nove minutos. Rafinha fez boa jogada pela direita e tocou para Éverton Ribeiro. O meia dominou na área e chutou para grande defesa de Klever.

O Boavista não conseguia passar do meio e via o Flamengo mantendo a pressão. Os donos da casa quase marcaram aos 19 minutos. Léo Pereira tocou por cima de Klever, mas viu Douglas Pedroso se antecipar a Pedro para salvar em cima da linha.

De tanto insistir, o Flamengo abriu o placar aos 35 minutos. Após cruzamento, a bola chegou em Pedro, que chutou na saída de Klever. Depois do gol, os rubro-negros diminuíram o ritmo e apenas administraram o resultado até o intervalo.

No segundo tempo, o Flamengo voltou com a mesma intensidade e aumentou o marcador aos cinco minutos. Gerson chutou de fora da área e acertou o ângulo de Klever.

Mesmo depois do gol, os donos da casa seguiram tendo total domínio da partida. O Flamengo teve a chance de marcar o terceiro aos 28 minutos. Vitinho recebeu passe na área, mas chutou na rede pelo lado de fora. Depois, Michael aproveitou cruzamento e finalizou de voleio para defesa com os pés de Klever.

Na parte final, o Boavista buscou o ataque e passou a dar espaços ao Flamengo. Com isso, o Flamengo teve algumas chances de aumentar o placar, mas acabou desperdiçando as oportunidades. Mesmo assim, os rubro-negros saíram de campo com mais uma vitória no Campeonato Carioca.

O técnico Jorge Jesus elogiou a atuação da equipe e destacou que o placar poderia ser mais dilatado.

"Tenho esta maneira de comandar. Se marcar dois, quero três. Se marcar três, quero quarto. Hoje, tivemos uma boa atuação, poderíamos ter feito mais gols. Não deixamos o Boavista atacar e não sofremos praticamente os 90 minutos", disse à Fla TV.

Mesmo com os elogios, Jorge Jesus não viu evolução na atuação do Flamengo da partida contra o Bangu para esta. "A equipe manteve um nível igual. Não melhorou porque jogou muito bem taticamente, disciplinada. Contra o Boavista, ficamos basicamente 60 minutos dentro do campo do Boavista, que não saiu para o ataque", declarou.

Por fim, o português destacou que o Flamengo está próximo da conquista do Campeonato Carioca. Com isso, passaria a falta apenas a Copa do Brasil para Jorge Jesus preencher todos os títulos possíveis no país.

"Temos que manter o pensamento, pois faltam dois jogos para chegarmos ao objetivo, que é o título estadual. Depois disso, vai faltar apenas a Copa do Brasil para conquistar", comentou.

2 milhões simultâneos no Youtube

Baseado na MP que altera as regras de transmissão de futebol no Brasil, o Flamengo inovou nesta quarta e transmitiu a partida contra o Boavista, pela 5ª rodada da Taça Rio, no seu canal de YouTube, a "Fla TV".

A transmissão foi organizada pelo clube e disponibilizada gratuitamente na rede social. Quando a bola rolou, um milhão de pessoas assistiam simultaneamente o jogo; ao longo da partida, o número cresceu e ultrapassou a marca de dois milhões. O vídeo também atingiu o topo do ranking "Vídeos Em Alta", feito pelo próprio Youtube.

Apesar da gratuidade, o Flamengo aceitou doações voluntárias dos torcedores por meio da campanha #ValeOIngresso, tanto na própria rede social, como em transferências bancárias para contas divulgadas pelo clube.

Durante os últimos dias, o clube travou uma batalha judicial com a TV Globo, que tem acordo de transmissão com todos os times do Campeonato Carioca menos o Flamengo. O Rubro-Negro recebeu parecer favorável da Justiça e pôde transmitir o jogo.

"A gente fica feliz nesse processo de democratização com participação direta da nossa torcida, agradeço as contribuições que a torcida fez. É importante, algo especial, dia especial, vai ficar na história, a Fla TV com 4,2 milhões de inscritos, mais de 14 milhões de visualizações. Vamos esperar sábado, a gente espera outra grande demonstração e transmissão, porque teremos mando de campo", disse o presidente do Flamengo Rodolfo Landim após o jogo.

Dentro de campo, o time de Jorge Jesus pressionou o Boavista e venceu por 2 a 0, com gol de Pedro no primeiro tempo e golaço de Gerson no segundo.

Publicada a 0h13. Gazeta Esportiva.

< PL lista obrigações dos empregadores em relação ao teletrabalho Protocolo para volta às aulas em institutos federais é anunciado pelo MEC <