Críticas
Flamengo detona arbitragem na Libertadores: 'Assalto'
Rubro-Negro questionou a expulsão de Plata no segundo tempo

O primeiro jogo das quartas de final entre Flamengo e Estudiantes, nesta quinta-feira (18), no Maracanã, ficou marcado pelas polêmicas envolvendo a arbitragem. O Rubro-Negro venceu por 2 a 1, mas o resultado acabou ofuscado pelos erros contra o time carioca — principalmente a controversa expulsão do atacante Plata, que gerou revolta entre jogadores, dirigentes e torcedores.
O técnico do Flamengo, Filipe Luís, não poupou críticas e afirmou estar revoltado com a atuação do árbitro Andrés Rojas. "O que eu espero é que esse árbitro não apite mais a Libertadores daqui para frente, nem futuramente. Nossos jogos? Deus me livre", exclamou.
VITÓRIA DO FLAMENGOOOO!
— Flamengo (@Flamengo) September 19, 2025
O MENGÃO DERROTA O ESTUDIANTES POR 2 A 1, COM GOLS DE PEDRO E VARELA E SAI NA FRENTE NA PRIMEIRA PARTIDA DAS QUARTAS DA LIBERTADORES! #FimDeJogo #FLAxEST pic.twitter.com/lZNT0baY6H
Ele ainda completou: "Infelizmente, hoje, o árbitro quis ser protagonista do jogo. E quando isso acontece, ele apita desconcentrado, não olha os lances que tem que olhar. O que eu gostaria era de um pedido de desculpas e reconhecimento do erro."
O diretor do clube, José Boto, também criticou duramente a arbitragem, apontando que os equívocos influenciaram diretamente o resultado da partida.
Pedimos à Conmebol que analise bem o que se passou ali dentro. Um pênalti a nosso favor foi transformado na expulsão do Plata. Isso nos prejudicou neste jogo e vai nos prejudicar na volta. Acho escandaloso, vergonhoso. Um assalto na maior competição da América do Sul"
Antes da expulsão de Plata, o Flamengo vencia por 2 a 0. No entanto, com um jogador a menos, a equipe passou a sofrer mais em campo e acabou levando um gol aos 45 minutos do segundo tempo — o que pode ser crucial para o confronto de volta.
Outro que demonstrou insatisfação foi o atacante Samuel Lino: "O resultado final foi muito condicionado pela arbitragem. Os erros nos prejudicaram imensamente. Eles conseguiram um gol em nossa casa, e esse gol vai muito na conta da arbitragem. Não só pela expulsão, mas também pelas faltas e cartões", disse.
Com o resultado, o Flamengo vai à Argentina com a vantagem do empate. O jogo de volta será na próxima quinta-feira (25), em La Plata. Se confirmar a vantagem, o Mengão avançará à semifinal da Libertadores.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!