Esportes

Flamengo insiste por público na Libertadores e pode levar jogo para Brasília

Flamengo quer levar público ao Maracanã. Foto: Alexandre Vidal/CRF

Como já era de se imaginar, a presença de público na grande final da Copa América, disputada entre Argentina e Brasil, no Maracanã, tornou-se uma "ferramenta argumentativa" para os clubes que pleiteiam o retorno imediato da torcida aos estádios. E a primeira instituição a formalizar o pedido pela liberação das arquibancadas foi justamente o clube que, há longa data, se posiciona como favorável à medida: o Flamengo.

Através de suas redes sociais e plataformas oficiais, o clube da Gávea comunicou que já entrou com pedido formal junto à Secretária Municipal de Saúde solicitando a liberação para presença de público no Maracanã, nos mesmos moldes do ocorrido na decisão da Copa América: 10% de capacidade total, com torcedores espalhados por vários setores e testagem antecipada de todos os que planejarem marcar presença no estádio.

"O Clube de Regatas do Flamengo protocolou, nesta quarta-feira (14), junto à Secretaria Municipal de Saúde, o pedido de liberação de público no Maracanã, com 10% da capacidade, atualizando e incrementando, com base na nossa experiência em operação de estádio, o modelo da Copa América de 2021, anteriormente aprovado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro", publicou o clube.

O comunicado oficial dividiu opiniões entre rubro-negros e torcedores de outros times, afinal de contas, a liberação de público em determinado estádio, não acompanhada do mesmo movimento em outros estádios pelo país, pode gerar desequilíbrio na competição e quebra do princípio de isonomia, uma das bases do regulamento de competições nacionais e continentais.

Como segunda alternativa, o Flamengo trabalha nos bastidores com a possibilidade de mandar o confronto de volta diante do Defensa y Justicia no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O clube já fez um pedido ao governo do Distrito Federal para avaliar a possibilidade de a partida receber torcedores.

"É possível ter público. Lógico que, em tendo público, será limitado. Mas de qualquer forma, estamos aguardando as manifestações das secretarias para que o governador possa decidir a respeito – declarou o secretário", alegou o secretário da Casa Civil do governo do DF, Gustavo Rocha, em entrevista ao Jornal O Globo.

Gazeta Esportiva

< Prêmio para quem fazer o bem sem olhar a quem em Niterói Adeus Vovô do Tik Tok <