Copa do Brasil

Flamengo perde chances e é parado pelo Furacão, que decidirá no Sul

Rubro-Negro carioca esbarra em má pontaria e só empata no Maraca

Flamengo dominou o confronto, mas não conseguiu marcar
Flamengo dominou o confronto, mas não conseguiu marcar |  Foto: Reprodução/Redes Sociais
 

O Flamengo pressionou, perdeu chances, esbarrou no goleiro Bento e no travessão, e não conseguiu vencer o Athletico-PR nesta quarta-feira (27), no Maracanã, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Com o 0 a 0, o Furacão decide a parada em casa, na Arena da Baixada, no dia 17 de agosto. 

O Rubro-Negro carioca teve amplo domínio durante a primeira etapa. Jogando com bastante amplitude e muita movimentação entre os jogadores no campo ofensivo, os mandantes causaram muito problemas ao adversário - que não conseguia sequer passar alguns segundos com a bola.

O Furacão optou por um jogo defensivo, mas não conseguia ser reativo. Com três zagueiros, dois alas e três volantes, o time até conseguia povoar o campo defensivo, mas não ameaçou a meta de Santos em nenhum momento, transformando o goleiro do Flamengo em mero espectador na primeira etapa.

Com tabelas, triangulações e toques rápidos, o time da casa obrigou o goleiro Bento a fazer pelo menos duas ótimas defesas - em finalizações de Pedro, completando cruzamento da esquerda, e Gabigol, que bateu cruzado de fora da área. O próprio Gabi perdeu grande chance ao mandar por cima, livre no segundo pau em cruzamento de João Gomes.

A pontaria foi o ponto fraco do Flamengo nos primeiros 45 minutos. Além das boas intervenções de Bento, o time desperdiçou outras chances em erros de finalização. Gabigol, escorregando o pé de apoio, Rodinei de perna trocada da entrada da área e Thiago Maia vacilaram na definição das jogadas.

A única descida perigosa do Athletico foi já nos acréscimos, quando Terans ganhou de três na intermediária e rolou para o volante Fernandinho chegar batendo cruzado, mandando pela linha de fundo. Muito pouco para quem almeja um lugar entre os quatro melhores times da competição.

O fato é que o plano de Felipão para explorar os espaços deixados pelo avanços do Urubu não funcionou. Os paranaenses foram inofensivos e o empate na etapa inicial foi lucro. Já o Flamengo desceu para os vestiários lamentando a igualdade diante de tamanha superioridade em campo.

Segundo tempo


A etapa complementar manteve o mesmo padrão de jogo, com o Flamengo criando ainda mais. Em seis minutos, Pedro acertou uma cabeçada na trave e Arrascaeta infiltrou para mandar de peixinho à esquerda da meta de Bento. O Athletico seguia sem conseguir realizar o seu jogo.

Aos 12 minutos, quando o Furacão timidamente tentava sair mais para o jogo, Dorival colocou Vidal e Cebolinha em campo. João Gomes e Éverton Ribeiro deixaram o campo. Em resposta, Felipão também mexeu, trocando Cuello e Terans por Vitinho e Marcelo Cirino.

Cercando cada vez mais a área adversária, encurralando o Athletico, o Flamengo chegou muito perto do gol aos 21. Pedro recuperou rebote dentro da área e rolou para Gabigol, que tirou de Bento - mas viu Khellven cortar de cabeça praticamente em cima da linha.

Aos 25, mais uma grande chance para Gabriel Barbosa. Em boa jogada de Thiago Maia pela direita, ele recebeu passe rasteiro na marca do pênalti e, sozinho, soltou a bomba que explodiu no travessão. O Furacão, que havia ensaiado uma reação, já voltava com 11 jogadores no primeiro terço do campo.

Com o time já cansado, nos últimos 10 minutos da partida, o Flamengo abandonou as triangulações rápidas e passou a investir no famoso 'chuveirinho', mas a defesa adversária levava a melhor nos cortes. O Furacão, agora, tentava se soltar nos contragolpes e quase marcou aos 42 com Matheus Felipe.

Nos acréscimos, ainda houve tempo para o zagueiro David Luiz ser expulso pelo árbitro Luiz Flávio de Oliveira. Após cometer falta e parar o contra-ataque dos visitantes, o defensor xingou o juiz e foi para o chuveiro mais cedo.

No fim das contas, mesmo sem jogar praticamente nenhum futebol, o Athletico-PR conseguiu segurar o tão sonhado empate e agora decide a classificação jogando em casa. Um novo empate, por qualquer resultado, leva a disputa para os pênaltis.

< Trânsito em Niterói muda dia 1º, na volta às aulas A maior dor do mundo é a perda de um filho para a violência <