Brasileirão

Flamengo perde para o Coritiba, que garante permanência na Série A

Rubro-Negro usou time misto e viu Diego falhar no gol do jogo

Alef Manga fez o gol do jogo cobrando pênalti cometido por Diego
Alef Manga fez o gol do jogo cobrando pênalti cometido por Diego |  Foto: Guilherme Griebeler/CFC
 

O Flamengo foi ao Couto Pereira neste domingo (6) com um time misto e viu o Coritiba levar a melhor ao vencer por 1 a 0 com gol de Alef Manga. A partida, válida pela 36ª rodada do Brasileirão, marcou a permanência matemática do Coxa na Série A com o tropeço do Atlético-GO.

O jogo começou bem morno, com o Rubro-Negro controlando a tentativa de pressão inicial de um nervoso Coxa. Com muitos passes errados e faltas desnecessárias, a equipe da casa não conseguia construir no campo ofensivo e dava brechas para contra-ataques.

A primeira chance de gol veio a acontecer só aos 16 minutos. Em avanço de Marinho pela direita, a bola foi alçada na área e o zagueiro Pablo subiu para cabecear, mandando por cima da meta de Gabriel. 

O lance animou o Flamengo, que se soltou ao campo de ataque. Novamente Marinho recebeu pela direita aos 17, cortou para dentro fazendo o facão e bateu cruzado, forte, para ótima defesa de Gabriel, espalmando para escanteio.

O Coritiba tentava chegar ao último terço, mas parecia "preso" atrás com medo dos avanços do adversário. Com um ataque leve e rápido, o Rubro-Negro dava um calor no sistema defensivo do Coxa. 

Os donos da casa só foram conseguir ameaçar aos 27. Após cruzamento desviado vindo da esquerda, o meia Robinho ficou com a sobra no segundo pau, ajeitou e soltou a bomba quase sem ângulo. O goleiro Hugo participou pela primeira vez rebatendo pela linha de fundo.

Aos 30 minutos, o Flamengo já somava 66% de posse de bola contra apenas 34% do Coritiba. O jogo era truncado, com raras escapadas na velocidade - sobretudo pelo lado rubro-negro, mas nada com muito perigo. A torcida já começava a ficar impaciente.

O Coxa quase abriu o placar aos 37 minutos em uma bobeira do meia Diego, que fez sua penúltima partida pelo Flamengo. Ele recuou mal e deixou a bola à feição de Alef Manga. Ele disparou, invadiu a área e bateu de canhota para mais uma defesa de Hugo. Na cobrança de escanteio, o zagueiro Chancellor subiu bem e cabeceou e o arqueiro voou para segurar.

A última chance da etapa inicial foi aos 45 minutos. Em falta central na intermediária, o volante Bruno Gomes soltou um petardo e obrigou o goleiro Hugo a fazer uma grande defesa. O chute fortíssimo foi espalmado por cima do gol. 

Segundo tempo

Depois de 45 minutos de pouca inspiração, o Coxa voltou com Fabricio Daniel no lugar do amarelado Matías Galarza. Já o Flamengo, que teve mais posse de bola, voltou com a mesma equipe. 

Foi novamente o Flamengo que criou a primeira oportunidade da etapa complementar. Marinho deu boa enfiada de bola para Matheus França e correu para a marca do pênalti para receber a devolução. Na hora da finalização, foi providencialmente bloqueado pela defesa.

Quando o Coritiba ensaiava timidamente uma subida ao ataque, Diego novamente falhou. Aos 10 minutos, com Régis de costas na quina da grande área, o volante atinge o adversário e faz pênalti - sinalizado pelo VAR ao árbitro Raphael Claus. Na cobrança, Alef Manga bateu no cantinho, sem chances para Hugo, e colocou o Verdão na frente.

Dorival reagiu rápido e sacou Diego, muito mal na partida, para colocar o centroavante Mateusão. A intenção era explorar mais as jogadas pelos lados com bolas alçadas na área, ganhando uma referência e abrindo Matheus França.

O jogou ficou ainda mais truncado, com o Coritiba se fechando para segurar o resultado - que, com os resultados daquele momento, garantiam a permanência na Série A. O Flamengo, por sua vez, não conseguia encaixar o seu jogo ofensivo.

Aos 30, Dorival tentou novamente dar novo ânimo ao time. Entraram Rodinei e Pulgar, além da nova joia rubro-negra, Matheus Gonçalves. Saíram Matheuzinho, Vidal e Cebolinha. O Coxa trocou o amarelado Matheus Cadorini pelo centroavante Léo Gamalho.

Pouco inspirado e até mesmo com um nível de atenção um pouco abaixo do normal - algo até natural diante da "ressaca" dos dois títulos recentes" - o Rubro-Negro não conseguiu reagir dentro da partida e volta para o Rio de Janeiro sem pontos na bagagem.

Com a derrota, o Flamengo estaciona na quinta posição, com 61 pontos - mas ainda com larga vantagem para o sexto colocado, o Athletico-PR, que tem 54. Já o Coritiba salta para 41 pontos, no 15º lugar, e não pode mais ser alcançado por Atlético-GO e Ceará, que têm 34.

< Tratora nocauteia rival e é eleita "performance da noite" no UFC Seleção Brasileira sofre primeiro corte por lesão para a Copa <