Brasileirão
Flamengo pode ajudar a rebaixar o Fluminense hoje; entenda
Bola rola às 20h desta quarta (4), no Heriberto Hülse
Após vencer o Internacional no último domingo (1º), o Flamengo vai a Santa Catarina nesta quarta-feira (4) para enfrentar o Criciúma. O duelo da 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro será disputado no Estádio Heriberto Hülse, às 20h, e o resultado pode ajudar a rebaixar seu rival direto, o Fluminense, que enfrenta situação delicada na competição.
Fora da disputa do título e com a vaga na Libertadores assegurada, o Rubro-Negro terá diversos desfalques e irá com um time alternativo para esta partida, que terá transmissão exclusiva do Premiere. Com o triunfo diante da melhor equipe do segundo turno do Brasileiro, o Flamengo assumiu a terceira posição na tabela, atrás apenas de Botafogo e Palmeiras. O time soma 66 pontos em 36 rodadas disputadas, com 61% de aproveitamento.
HOJE TEM MENGÃO NO BRASILEIRÃO!
— Flamengo (@Flamengo) December 4, 2024
Às 20h, o Mais Querido enfrenta o Criciúma, fora de casa! Vamos com tudo em busca dos três pontos! #CRIxFLA #VamosFlamengo pic.twitter.com/EywTxexxGm
Alguns dos desfalques certos são Gerson e De La Cruz, suspensos pelo terceiro amarelo. Já o goleiro Rossi, o zagueiro Léo Pereira e o lateral Alex Sandro reclamaram de dores após o embate com o Colorado e serão poupados.
A situação do Criciúma é oposta. A equipe catarinense fará seu último duelo diante de sua torcida e precisa desesperadamente de uma vitória para continuar na luta contra o rebaixamento. Com 38 pontos, o Tigre aparece na 17ª posição na tabela e abre o Z4 do Brasileiro.
O time de Cláudio Tencati não depende só de si para se livrar da degola e ainda visitará o Bragantino, concorrente direto por uma vaga na elite, na última rodada.
Para a partida desta quarta, o Criciúma também tem desfalques. O zagueiro Rodrigo e o volante Newton receberam o terceiro amarelo e vão cumprir suspensão. Com Wilker Ángel fora por lesão muscular, Tencati deve escalar Walisson Maia para formar a dupla de zaga com Tobias Figueiredo. No meio, Barreto deve substituir Newton.
É HOJE, Nação!
— Flamengo (@Flamengo) December 4, 2024
O MENGÃO enfrenta o Criciúma, às 20h, fora de casa, pelo Brasileirão! Acompanhe a transmissão em áudio da FlaTV e da FlaTV+! Vamos juntos! 💪❤️🖤#CRF #VamosFlamengo pic.twitter.com/AfeKpRkXlT
Como tudo isso afeta o Flu?
O Tricolor, que não atravessa boa fase, ocupa hoje a 16ª posição, com 40 pontos. O Criciúma vem logo depois, no Z-4, com 38. Caso o Tigre vença o Rubro-Negro, o Fluminense cai para o 17º lugar e precisaria necessariamente vencer o Cuiabá na quinta-feira (5), no Maracanã, para escapar da degola e chegar aos 43 pontos.
E a situação se complica ainda mais pois, na última rodada, a equipe carioca enfrenta o vice-líder Palmeiras, no Allianz Parque, e caso não supere o duelo diante do Dourado, precisaria vencer o último jogo e ainda contar com uma série de resultados combinados para não amargar a Série B do Brasileirão.
Outro ponto importante: O Bragantino, também no Z-4, tem a mesma pontuação do Criciúma. Em caso do vitórias do Tigre e do Massa Bruta, somado a uma derrota do Flu, o Tricolor cairá fatalmente para o 18º lugar, tornando o cenário praticamente irreversível.
Matematicamente, para não ter mais chances de cair sem depender de ninguém, o Flu precisa vencer as duas partidas finais. Qualquer ponto perdido pode ser crucial nesses momentos finais da competição.
Escalações
Criciúma: Gustavo; Dudu, Walisson Maia, Tobias Figueiredo e Miguel Trauco; Barreto, Ronald, Matheusinho (Fellipe Mateus) e Marcelo Hermes; Bolasie e Felipe Vizeu (Arthur Caíke).
Flamengo: Matheus Cunha, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Everton Araújo e Alcaraz; Michael, Plata e Bruno Henrique.
Arbitragem
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio - GO
Assistente 1: Bruno Boschilia - PR
Assistente 2: Leone Carvalho Rocha - GO
Árbitro de vídeo (VAR): Wagner Reway - ES
Quarto árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos - BA
Com Gazeta Esportiva
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!