Brasileirão

Flamengo sucumbe à pressão do Atlético-MG e perde mais uma fora

Galo foi superior e marcou um gol em cada tempo

Nacho abriu o caminho da vitória mineira ainda na primeira etapa
Nacho abriu o caminho da vitória mineira ainda na primeira etapa |  Foto: Reprodução/Redes Sociais
 

Mais uma derrota do Flamengo fora de casa. Sem conseguir se encontrar em campo, o Rubro-Negro assistiu uma grande atuação do Atlético-MG, neste domingo (19), no Mineirão, e foi derrotado por 2 a 0. Os gols do jogo, válido pela 13ª rodada do Brasileirão, foram marcados por Nacho e Ademir.

Empurrado por sua torcida, o Galo iniciou o jogo na pressão ofensiva. Explorando a amplitude do campo, principalmente pelo lado direito, a equipe de Turco Mohamed tentou uma blitz com chuva de bolas cruzadas na área - mas sem conseguir acertar a meta nos primeiros cinco minutos.

O Flamengo entendeu a necessidade de se fechar nos primeiros minutos, mas pecava na saída de bola após roubar a posse. Consequentemente, a defesa não conseguia respirar e a bola batia e voltava, pouco passando da linha de meio-campo nos primeiros 10 minutos. Segurar o Galo era importante, mas o time precisava ganhar campo.

Ao conseguir jogar mais, o Rubro-Negro criou as primeiras chances de perigo real do confronto. Aos 10, em cobrança de falta da intermediária, Andreas Pereira obrigou o goleiro Everson a fazer boa defesa. Na sequência do lance, o próprio Andreas aplicou linda canetinha no marcador, invade a área pela esquerda e chuta colocado para mais uma grande intervenção de Everson.

O Galo continuou com a troca de passes no campo de ataque, mas desta vez recebendo a resposta rubro-negra diante dos contragolpes. O jogo ficou mais aberto, valorizando a qualidade técnica de ambas as equipes - ainda que longe de seus melhores momentos.

Os mineiros passaram a variar mais, rodando o jogo e atacando pelos dois lados. Pela direita, Mariano e Jair tabelavam à procura de cruzamentos. Na esquerda, Keno buscava jogadas individuais. Apesar da pressão, os cariocas se defendiam bem e ganhavam todas por baixo e por cima, cortando os avanços - mas ainda sem conseguir respirar muito longe do campo de defesa.

Em dividida com João Gomes aos 30, o volante Jair, um dos mais acionados durante o confronto, sentiu um problema na mão e precisou ser substituído. A suspeita era de um dedo quebrado. Em seu lugar, entrou Otávio - mudando as características do time, perdendo em dinâmica e infiltração e reforçando a saída de bola e a marcação.

O Atlético enfim chegou ao seu gol aos 34 minutos. Hulk fez a parede para Keno, que deixou atrás com Otávio. O galo rodou rápido a jogada, com Junior Alonso deixando com Arana na esquerda. Ele cruzou e Keno desviou para boa defesa de Diego Alves. No entanto, na sobra, totalmente livre no segundo pau, o meia Nacho Fernández apareceu para escorar para o gol vazio.

Apesar do gol, foi o Galo quem continuou no comando das ações. Timidamente, o Flamengo tentou dominar a partida nos minutos finais - mas aí foi o Atlético quem foi perigoso nos contra-ataques, principalmente nas arrancadas de Keno, o melhor em campo na primeira etapa. Aos trancos e barrancos, a defesa conseguiu evitar que os mandantes ampliassem o placar.

Segundo tempo

O Flamengo até voltou um pouco melhor na etapa complementar. No entanto, em nenhum momento conseguiu criar uma superioridade que fosse suficiente para buscar o gol de empate. Sem criatividade, a equipe sucumbiu ao jogo consistente dos mandantes.

O Rubro-Negro criou apenas duas chances relevantes. Aos 6, quando Arrascaeta recebeu na intermediária mas acabou finalizando mal, e aos 30, quando João Gomes se aproveitou de raro erro de posicionamento do sistema defensivo para arriscar com perigo, mandando à direita da meta de Everson.

O espetáculo da torcida nas arquibancadas se refletiu em campo, com o Galo comandando um Flamengo assustado, retraído e imóvel. Erros de passe e péssimas decisões individuais marcaram mais uma má atuação coletiva fora de casa.

Na reta final, já com os visitantes se lançando ao ataque de forma descoordenada, o Atlético matou o jogo com Ademir. Aos 40, o lateral-direito Mariano, um dos melhores em campo, cruzou no segundo pau para Hulk escorar. O atacante infiltrou livre e ajeitou na coxa para bater no cantinho e dar números finais ao duelo.

Com a derrota, o Flamengo estaciona nos 15 pontos e pode ficar até 13 atrás do líder Palmeiras. Buscar o título já parece irreal, fazendo com que o Flamengo foque na reconstrução do seu elenco visando voltar aos seus melhores dias.

< Defesa Civil divulga alerta de pancadas de chuva em Maricá Fortes chuvas causam pelo menos 42 mortes em Bangladesh e Índia <