Esportes

Flamengo vence o Galo com apoio da torcida e briga pelo Brasileirão

Imagem ilustrativa da imagem Flamengo vence o Galo com apoio da torcida e briga pelo Brasileirão
|  Foto: Foto: Flickr/CRF
Foto: Flickr/CRF

O Flamengo derrotou o Atlético-MG por 1 a 0 na noite deste sábado (30), no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com muito apoio das arquibancadas e um gol marcado por Michael, o Rubro-Negro segue vivo na luta pelo título nacional.

O jogo começou muito pegado. Logo no primeiro lance, o zagueiro Gustavo Henrique, que substituía Rodrigo Caio, cortado durante o aquecimento minutos antes da partida, levou a pior na dividida com Junior Alonso e ficou com um grande galo na cabeça. Apesar do problema, o defensor optou por permanecer em campo.

Em outra dividida, aos 7 minutos, um princípio de confusão se inciou entre Nathan Silva, e Michael. Eles trocaram empurrões enquanto Bruno Henrique reclamava ostensivamente com o árbitro Anderson Daronco. Apesar de toda a discussão, ninguém foi punido com o cartão amarelo.

O primeiro lance de perigo aconteceu aos 15. Em cobrança de escanteio pelo lado esquerdo do ataque, Keno colocou na cabeça de Junior Alonso na primeira trave. Ele subiu mais que a defesa e cabeceou firme, mas o goleiro Diego Alves saltou para espalmar e jogar para nova cobrança de canto.

O Galo dominou as ações nos primeiros 20 minutos. Com mais posse de bola, a equipe rodava o jogo em busca dos espaços. O Flamengo, apesar do forte apoio dos torcedores, não conseguia desafogar para pisar no campo de ataque. Até então, Gabigol, Éverton Ribeiro e Bruno Henrique, principais peças ofensivas, pouco haviam tocado na bola.

Na primeira chance, o primeiro gol. Isla recebeu na linha de fundo pela direita e deu um balão para a área. Bruno Henrique subiu mais que os zagueiros e ajeitou de cabeça para o meio, encontrando Michael e Gabigol. O baixo foi rápido no domínio e apenas deslocou o goleiro Everson para abrir o placar aos 25.

https://twitter.com/goleada_info/status/1454575802159403014

O Galo chegou perto de empatar aos 30. Em erro de Léo Pereira na saída de bola, Zaracho deixou com Keno diante da defesa desarrumada do Rubro-Negro. O atacante fez linda tabela com Hulk, com dois toques de cada um na bola, deixando o artilheiro dos mineiros em boas condições de finalizar na entrada da área, mas ela passou raspando na trave direita.

A equipe visitante até ensaiou uma pressão na reta final da primeira etapa, mas não conseguiu entrar na defesa rubro-negra. Pressionando principalmente pelas laterais, o Atlético conseguiu algumas faltas na intermediária, mas deixou a desejar no último passe. A última grande chance foi com Guga, em chute forte da entrada da área, saindo à direita do gol de Diego Alves.

Segundo tempo

A etapa final começou ainda mais truncada do que a primeira. Com muitas faltas e divididas, o clima tenso de uma verdadeira decisão no Maracanã. No entanto, até então, nenhuma das duas equipes desempenhava o bom futebol que os credenciou ao título do Campeonato Brasileiro e das outras competições que disputam.

Aos 10 minutos, Michael recebeu de Bruno Henrique e fez boa jogada individual. Ele invadiu a área passando entre Arana e Junior Alonso e soltou a bomba, parando em boa defesa de Everson. No rebote, Gabigol ainda lutou pela bola - mas a defesa atleticana conseguiu afastar o perigo.

Logo em seguida, aos 11, o Galo quase empatou a partida. Em contra-ataque rápido, Jair recebeu pela direita e cruzou na área. O lateral-esquerdo Guilherme Arana infiltrou como um atacante e subiu para testar. A bola subiu, encobriu o goleiro Diego Alves e tocou caprichosamente no travessão. Na sequência, Léo Pereira afastou o perigo.

Com a necessidade de buscar o empate, o Galo acabou deixando o jogo mais aberto. Chegou duas vezes, ambas em cabeçadas de Diego Costa, mas também permitiu boas subidas do Flamengo, como em chute de Éverton Ribeiro. No entanto, na medida do possível, o Rubro-Negro já controlava o jogo diante da falta de criatividade do Atlético.

O Galo ensaiou uma pressão no final, mas abusou dos cruzamentos sem direção em noite sem inspiração do seu setor ofensivo. Mesmo mudando todas as peças de ataque durante a segunda etapa, o técnico Cuca não conseguiu fazer o time funcionar como de costume. O Flamengo, reativo na etapa final, apenas administrou.

No último lance de perigo, em contra-ataque aos 50 minutos, Rodinei arrancou do meio-campo, invadiu a área e soltou um chutaço na trave direita do goleiro Everson. Mesmo sem o gol, a torcida seguiu vibrando e cantando como fez durante toda a partida.

Com a importante vitória, o clube da Gávea chegou aos 49 pontos em 26 partidas disputadas. Já o Galo estacionou nos 59 pontos, tendo disputado 28 jogos. Em caso de vitória nos confrontos atrasados, o Flamengo diminui a vantagem do líder para apenas quatro pontos.

< Fluminense pode ter dois reforços importantes para duelo deste domingo Rayssa Leal, a fadinha, é campeã da Street League de skate <