Brasileirão

Fluzão goleia o Coxa com gol relâmpago e assume o segundo lugar

Tricolor alcança vice-liderança com vitória no Maracanã

Tricolores comemoram um dos três gols marcados no Maracanã
Tricolores comemoram um dos três gols marcados no Maracanã |  Foto: Marcelo Gonçalves/FFC
 

Em jogo movimentado no Maracanã, com direito a gol logo aos dois minutos, o Fluminense venceu o Coritiba por 5 a 2 neste sábado (20) e alcançou a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Caio Paulista, Jhon Arias, Nathan e Willian (2) marcaram para os mandantes, enquanto Alef Manga e Egídio diminuíram.

O Tricolor começou a partida partindo para o ataque. Ao melhor estilo Fernando Diniz, o 'dinizismo', o time carioca conseguiu o primeiro gol do jogo logo aos 2 minutos. Matheus Martins recebeu em profundidade, invadiu a área e rolou para Caio Paulista bater cruzado no cantinho. Vantagem relâmpago!

Mesmo com o gol, o Flu continuou dominando a posse de bola e pressionando a saída de bola com linhas bastante altas. Desta forma, o tímido Coritiba, que pouco encostava na bola, não conseguia desenvolver a sua saída de jogo desde o campo de defesa. 

Aos 8 minutos, em nova triangulação próxima à área de ataque, o Tricolor quase marcou outra vez. Caio Paulista recebeu de Jhon Arias e tocou em profundidade para Matheus Martins. O jovem girou, ajeitou o corpo e bateu colocado, no canto, exigindo boa defesa de Rafael William. Na sobra, a zaga cortou para escanteio.

A pressão continuava. Em boa subida pela linha de fundo, Samuel Xavier recebeu em boas condições e cruzou no segundo pau. A zaga desviou e, antes que Germán Cano empurrasse para o gol, o zagueiro Guillermo chegou para fazer corte providencial e evitar o segundo.

Adormecido no jogo até então, o Coxa ameaçou pela primeira vez aos 15 minutos. Através da sua principal arma, a bola parada, Val cruzou falta na área e Fábio espalmou para escanteio. Na sequência do lance, em cruzamento de Guilherme Biro, a bola ficou viva na pequena área e quase foi finalizada por Léo Gamalho, mas a zaga cortou.

Aos 19, o Coritiba voltou a assustar. Depois de erro na saída de bola, Trindade desarmou na intermediária e pegou a defesa do Flu desarrumada. Ele ajeitou e chutou de longe, rasteiro, para boa defesa de Fábio. O goleiro deu uma bronca nos companheiros pelo erro à frente da área.

Antes com o jogo sob domínio tranquilo, o Tricolor passou a errar passes perigosos no meio-campo, propiciando chances de contra-ataques aos visitantes. No entanto, com o time muito recuado, o Coritiba não chegava com peças suficientes ao último terço para fazer a jogada fluir, ficando muito longe do gol adversário.

O Flu voltou a controlar o jogo e, aos 29, foi o Coxa quem errou na saída de bola. Val tocou errado para trás e foi interceptado por Nathan. O meia avançou, enfiou em profundidade para Jhon Arias, que tentou rolar para Cano - livre na marca do pênalti. Mas a defesa cortou e a bola ficou com o goleiro Rafael.

Depois de muito rodar a bola, o Tricolor chegou ao segundo gol aos 35 minutos. A bola rodou por quase todo o time até chegar a Matheus Martins na ponta esquerda. Ele rolou para Cano, que foi bloqueado e abriu o passe para Arias. O colombiano arriscou e Rafael William aceitou entre as pernas.

O Coritiba ainda tentou descontar antes do intervalo. Aos 45, Trindade recebeu pela direita e cruzou com efeito. Fabricio infiltrou por trás da defesa e cabeceou forte, mas a bola passou à direita do gol de Fábio, muito perto da trave. Foi o último lance de perigo do primeiro tempo.

Segundo tempo

O Fluminense voltou para a etapa complementar com a mesma proposta de dominar o jogo através da posse de bola. No primeiro tempo, foram 61% do tempo com a pelota contra apenas 39% do adversário. A meta era buscar o terceiro gol, que liquidaria a fatura a favor dos donos da casa.

O Coritiba passou a congestionar mais os espaços na intermediária, dificultando as triangulações tricolores. O resultado foi a diminuição no número de chances de gol e até de cruzamentos para os donos da casa. Por outro lado, o Coxa seguia sem conseguir ameaçar no campo de ataque.

O jogo era mais arrastado em relação ao primeiro tempo. Cômodo com o resultado e com menos espaços, o Flu apenas administrava o placar. Já o Coritiba pouco conseguia chegar depois do meio-campo, mesmo com as entradas de Alef Manga e Bruno Gomes.

Tentando sacudir o time, Fernando Diniz trocou Nonato e Jhon Arias por Martinelli e Marrony aos 21 minutos. Insatisfeito com a quantidade de passes errados e desarmes sofridos, o treinador tentou renovar as energias do meio-campo para tentar ampliar o marcador.

Aos 26, o Tricolor praticamente deu um gol de presente ao Coritiba. Caio Paulista se embolou com a bola na ponta esquerda e, ao tentar recuar para a defesa, deu lançamento para Fabricio no meio. Ele lançou em profundidade para Alef Manga, que saiu sozinho na cara do gol e bateu com categoria para diminuir.

O Coxa teve pouquíssimo tempo para sonhar com o empate. Cinco minutos depois, aos 31, em falta sofrida por Caio Paulista na entrada da área, o meia Nathan assumiu a cobrança e bateu bonito, acertando o canto do goleiro Rafael William e marcando o terceiro do Fluminense no Maracanã.

Com o placar praticamente definido a 10 minutos do fim, Diniz voltou a mexer no time - já pensando no confronto de quarta-feira (24), diante do Corinthians, pela Copa do Brasil. Ele tirou Germán Cano e Nathan para colocar Willian Bigode e Felipe Melo. 

No entanto, o Tricolor ainda sofreu um susto aos 38. Respondendo à altura em cobrança de falta, Egídio, que jogou como ponta esquerda, bateu no alto, perto da gaveta, para diminuir em 3 a 2. O goleiro Fábio ainda triscou na bola, mas não conseguiu evitar o belo gol do Coxa.

No ímpeto de se lançar ao ataque para buscar o gol de empate, o Coritiba deixou espaços atrás nos minutos finais - e o Fluminense aproveitou. Aos 44, Michel Araujo, que reestreava pelo clube, fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Willian, livre, apenas empurrar para as redes.

Antes do apito final, com o jogo já decidido, o Tricolor ainda teve tempo de buscar o quinto gol. Em falta cobrada na linha de fundo pela direita por Michel Araujo, Willian repetiu a parceria e subiu livre para desviar. A bola cruzada entrou no cantinho, sem chances para Rafael Willian.

Com a vitória, o Fluminense assumiu a segunda colocação do Campeonato Brasileiro com 41 pontos - atrás apenas do Palmeiras, que tem 48. O Tricolor ainda pode ser ultrapassado por Flamengo e Corinthians, que jogam na rodada e têm 39. Já o Coritiba segue na 18ª colocação, com apenas 22 pontos. 

< Flamengo entra com ação no STJD contra o Athletico-PR Morador de rua pode ter morrido de frio em São Paulo <