Esportes
Futuro da canoa havaiana é tema de debate em Niterói
O desenvolvimento da modalidade conhecida como canoa havaiana ou canoa polinésia é o tema do 1º Simpósio Niteroiense de Va’a, que começou nesta terça-feira (29) e termina nesta quarta. O evento acontece em São Francisco e está sendo transmitido pela internet.
O simpósio, organizado pela Associação Niteroiense de Va’a debate o crescimento do esporte no país. Niterói é um polo de destaque na modalidade, com 31 clubes.
"Temos visto o esporte crescer de forma vertiginosa, conquistando cada vez mais adeptos. Como é uma modalidade nova no país em relação aos esportes clássicos, o momento presente é crucial para debater sobre seu futuro a fim de assegurar qualidade e segurança para sua prática"
Luiza Perin, presidente da ANVA’A.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, ressaltou a tradição esportiva de Niterói, especialmente em modalidades aquáticas.
"O aumento de praticantes de canoas havaianas mostra que Niterói já é uma referência no esporte. Hoje temos 31 clubes na cidade e grandes destaques em competições dentro e fora do país"
Nesta terça, participaram do debate o presidente da Federação de Canoas Havaianas do Rio de Janeiro, Marcelo Esquilo, o presidente da Confederação Brasileira de Va'a, Daniel Bueno, e o Capitão de Fragata da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, Renato Vieira Melgaço.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, também participa do encontro nesta quarta e abordará a relação da cidade com os esportes náuticos e suas projeções para o desenvolvimento do va’a. Outro palestrante confirmado é o navegador e escritor brasileiro Amyr Klink, primeira pessoa a fazer a travessia do Atlântico Sul a remo, em 1984, a bordo do barco IAT. Ambos participarão nesta quarta-feira (30), às 17h e 18h, respectivamente.
Os interessados podem acompanhar a transmissão clicando aqui.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!