Gancho

Gabigol é suspenso por dois anos por fraude no exame antidoping

Decisão ainda cabe recurso

Gabigol ainda pode recorrer da decisão
Gabigol ainda pode recorrer da decisão |  Foto: Reprodução

O atacante Gabigol, do Flamengo, foi suspenso do futebol por dois anos por fraude do exame antidoping. A decisão saiu após o julgamento realizado pela Justiça Desportiva Antidopagem, que teve início na semana passada e foi finalizado nesta segunda-feira (25). A pena começa a ser contada a partir do dia 8 de abril do ano passado e ainda cabe recurso. A informação é do site "ge".

Com isso, Gabigol está fora das finais do Campeonato Carioca contra o Nova Iguaçu, nos dias 30 de março e 7 de abril. Além disso, o camisa 10 do Mengão também não poderá nem treinar no CT Ninho do Urubu.

Já que a punição está sendo contada desde abril do ano passado, irá completar um ano do caso. Sendo assim, Gabigol poderá retornar aos gramaos somente em abril de 2025.

Segundo a decisão, que teve placar de 5 a 4, Gabigol foi acusado por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, no que se refere a "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle". O gancho total poderia chegar a até quatro anos.

O jogador foi representado pela equipe do advogado Bichara Neto. A defesa contou também com o testemunho de L.C.Cameron, bioquímico, que foi chamado para discutir métodos e técnicas de detecção de exame antidoping. Em seu depoimento, Cameron disse que, principalmente do ponto de vista do resultado da colheta, não haveria transgressão.

A denúncia foi feita no fim do ano passado, após o término do Brasileirão e a defesa foi enviada no dia 26 de janeiro. A primeira sessão do julgamento aconteceu no último dia 20. Já nesta segunda, após novo julgamento onde Gabigol estava presente, saiu a decisão pela punição do atleta.

Entenda o caso

A situação aconteceu no dia 8 de abril de 2023 no CT Ninho do Urubu, em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio. Na ocasião, o jogador demorou a se apresentar para realizar o exame e não cumpriu as instruções corretamente.

Testemunhas afirmam que o jogador não interagiu com os responsáveis pelo exame antes do treino, os ignorou após a atividade e foi almoçar, demonstrando falta de respeito com a equipe. Ele não seguiu os procedimentos estabelecidos, pegou o recipiente de coleta sem comunicar a ninguém, ficou irritado quando o oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta e chegou a esconder a genitália na hora de urinar.

Sendo assim, ao urinar "escondido", sem que o reponsável pelo exame veja a urina saindo do pênis, o jogador deu brecha para que fosse denunciado por tentativa de fraude no exame.

Em sua defesa, Gabigol afirmou que fez exame de sangue, já que é considerado mais efetivo, e não apresentou qualquer irregularidade.

No entanto, apesar da contraprova, o atleta foi punido. Agora, tanto ele quanto o Flamengo poderão entrar com recurso na Corte Arbitral do Esporte, na Suíça, em um tribunal na Fifa. No entanto, geralmente esses processos demoram meses.

Flamengo sai em defesa de Gabigol 

Em nota, o Flamenfgo garantiu que dará o suporte necessário ao camisa 10 do clube.

"Tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de 2 anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição, vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada."

O jogador emitiu um comunicado na noite desta segunda, através de suas redes sociais.

< Após cinco anos de 'vape', jovem descobre que não vai passar dos 40 Corpo de diarista desaparecida é encontrado em Niterói <