Copa do Brasil

Galo volta a vencer o Flamengo no Mineirão em noite de Hulk

Atacante marcou um golaço e deu uma bela assistência

Hulk foi novamente decisivo a favor do Atlético-MG e participou dos dois gols contra o Flamengo
Hulk foi novamente decisivo a favor do Atlético-MG e participou dos dois gols contra o Flamengo |  Foto: Reprodução/Redes Sociais
 

Três dias depois do último encontro, pelo Campeonato Brasileiro, Atlético-MG e Flamengo voltaram a se encontrar no Mineirão nesta quarta-feira (22) - desta vez pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O jogo foi diferente, mas o resultado foi o mesmo: derrota do Flamengo, agora por 2 a 1.

Com um barulho ensurdecedor vindo das arquibancadas, o Galo buscou a blitz de sempre nos momentos iniciais. O Flamengo, por sua vez, não tentou se fechar e respondeu às investidas, imprimindo um ritmo acelerado logo nos primeiros cinco minutos.

Mas, desta vez, o toque de craque veio cedo. Logo aos 6 minutos, Mariano deu belo lançamento para Hulk, que disparou desde a intermediária no contra-ataque. O goleiro Diego Alves tentou sair para cortar, mas o atacante deu lindo toque por cima e a bola morreu no fundo das redes.

Ao contrário do jogo do final de semana, pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo não se retraiu e seguiu tentando jogar. Aos 11, em sobra na meia-lua, Andreas Pereira dominou no peito e bateu de primeira, sem deixar cair, obrigando Everson a fazer boa defesa e jogar para escanteio.

O Galo tentava ser certeiro nos contragolpes, mas não conseguia sair do próprio campo. Aos 16, o Rubro-Negro rodou a bola desde o lado esquerdo, com Gabigol e Filipe Luís, até chegar a João Gomes. Ele fintou a marcação e mandou de canhota por cima da meta adversária.

Aos 18, enfim, os mineiros conseguiram encaixar o contra-ataque. Hulk recebeu com liberdade pela ponta direita, ganhou de Pablo na velocidade e cruzou rasteiro para o segundo pau. Keno chegou livre, mas perdeu tempo no domínio e permitiu que Everton Ribeiro afastasse o perigo.

Apesar do gol relâmpago, o panorama era diferente do jogo de domingo (19). O Flamengo não repetia a atuação apática e permissiva, saindo para o jogo e tendo mais a posse de bola. Aos 21, os cariocas já somavam quatro escanteios contra nenhum dos dono da casa.

Sufocado, o Atlético subiu as linhas de marcação visando diminuir a pressão e empurrar o Rubro-Negro para trás. O time alvinegro até conseguia roubar bolas na intermediária, mas errada no último passe e nas tomadas de decisão no campo ofensivo.

O jogo, que foi alucinante na primeira metade da etapa inicial, diminuiu o ritmo a partir dos 30 minutos. Keno, um dos destaques atleticanos, acabou substituído aos 35 após sentir um problema muscular. Ademir, que marcou o segundo gol no último domingo, entrou em seu lugar.

A temperatura subiu na reta final, com faltas e divididas mais duras. Pelo lado do Flamengo, Everton Ribeiro, Andreas Pereira e Pablo foram punidos com o cartão amarelo num intervalo de quatro minutos. Gabigol e Allan também se desentenderam, mas não foram advertidos.

No último lance da primeira etapa, Gabigol foi lançado pelo lado esquerdo e avançou até a linha de fundo para cruzar no segundo pau. João Gomes subiu e cabeceou, mas sem direção. O próprio Gabriel Barbosa ainda tentou pegar a sobra, mas a bola parou nas mãos de Everson.

Segundo tempo

A etapa complementar começou com o mesmo ritmo intenso do início do duelo. As duas equipes criaram avanços perigosos, mas pararam em cortes provicenciais das defesas - com Nathan de um lado e Filipe Luís do outro.

O cenário, inclusive, foi idêntico. O Flamengo pressionava, sobretudo nas bolas paradas, mas foi o Atlético quem marcou. Em contra-ataque puxado por Hulk, que passou por dois com facilidade e cruzou no segundo pau, Ademir, totalmente livre, cabeceou na gaveta para ampliar aos 9 minutos.

A eficiência do Galo ditava o tom do jogo até então. Apesar do 2 a 0 no placar, o time finalizou apenas três vezes - contra sete do Flamengo. Mesmo com menos posse de bola, o time de Turco Mohamed soube explorar as falhas defensivas da equipe rubro-negra.

Os visitantes sentiram o gol e perderam um pouco do ímpeto mostrado até então. Percebendo isso, o técnico Dorival Júnior realizou três alterações de uma vez: Rodinei, Lázaro e Pedro renderam Matheuzinho, Willian Arão e Everton Ribeiro, aos 20 minutos.

Aos 23, quase o terceiro dos donos da casa. Guilherme Arana foi lançado na linha de fundo e cruzou para trás, encontrando Nacho Fernández sozinho na marca do pênalti. Ele pegou de primeira, com categoria, obrigando Diego Alves a saltar para fazer grande defesa.

Já no desespero diante do resultado, o Flamengo rondava a área à procura de espaços mas errava passes demais. A atuação promissora da primeira etapa já não existia mais. Displicentes e aparentemente fora de sintonia, os jogadores rubro-negros não conseguiam ameaçar.

Até mesmo as bolas aéreas, antes perigosas, não ameaçavam mais a meta de Everson. O Galo tentava administrar o resultado e evitar as chegadas do adversário, apenas aguardando o espaço para um contra-ataque letal.

Aos 29, após finalização bloqueada de Hulk na entrada da área, a bola caiu nos pés do volante Allan. Ele ajeitou para a canhota e soltou o pé, exigindo mais uma boa defesa de Diego Alves, que espalmou para o meio. Na sobra, Filipe Luís afastou de qualquer jeito.

Na base do abafa, quando o Rubro-Negro não parecia mais ter chances na partida, os visitantes diminuíram. Aos 34, Rodinei recebeu pelo lado direito e cruzou à meia altura. A bola cruzou toda a área até chegar em Lázaro, no segundo pau. Ele finalizou de primeira e viu a bola desviar em Everson, quicar e resvalar no travessão antes de entrar.

O Flamengo se animou com o gol e partiu em busca do empate, enquanto o Galo se retraiu ainda mais. Pela primeira vez em todo o jogo, as arquibancadas baixaram o volume - exceto o setor visitante, antes calado, agora cantando a plenos pulmões, mesmo com a derrota parcial.

Aos 46, Rodinei novamente foi à linha de fundo e cruzou pelo alto. Pedro conseguiu o domínio e tocou para trás, mas Ayrton Lucas pegou mal na bola e mandou longe do gol. Àquela altura, o Atlético já colocava todos os 11 jogadores atrás da linha do meio-campo.

Em contra-ataque raro na metade final do segundo tempo, o Galo chegou perto de ampliar. Aos 47, com toques rápidos, Hulk e Ademir tabelaram e deixaram Calebe em boa posição para finalizar da entrada da área. Ele chutou rasteiro, de direita, e acertou o pé da trave.

Apesar da tentativa de blitz nos acréscimos, o Flamengo não conseguiu mais ameaçar o gol de Everson. Com erros individuais e a falta daquela magia que se perdeu há algum tempo, o time saiu derrotado mais uma vez do Mineirão - mas segue vivo na disputa por uma vaga nas quartas de final.

O jogo de volta acontece no dia 13 de julho, no Maracanã, às 21h30. Qualquer vitória do Flamengo por um gol de diferença leva a disputa para os pênaltis. Um empate é suficiente para o Atlético-MG avançar à próxima fase do mata-mata.

Outros resultados

Fortaleza 2 x 0 Ceará

Corinthians 4 x 0 Santos

Atlético-GO 0 x 0 Goiás

Bahia 1 x 2 Athletico-PR

< Morre militar do Exército baleado na cabeça após confusão no Rio capa do dia 230622 <