Logo Enfoco


    Orgulho

    Gêmeos de Niterói são campeões sul-americanos de badminton

    Dupla representa o Parque Esportivo e Social do Caramujo

    Publicado 12/12/2025 às 20:37 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Rafael e Samuel, ambos com 12 anos, acumulam juntos mais de 50 medalhas ao longo da trajetória esportiva
    Rafael e Samuel, ambos com 12 anos, acumulam juntos mais de 50 medalhas ao longo da trajetória esportiva |  Foto: Divulgação

    Os gêmeos de Niterói, Rafael e Samuel de Oliveira Dias conquistaram o título de campeões sul-americanos na categoria sub-13 de dupla masculina de badminton durante competição realizada em Bucaramanga, na Colômbia. Os atletas representam o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc), na zona norte da cidade.

    Rafael e Samuel, ambos com 12 anos, acumulam juntos mais de 50 medalhas ao longo da trajetória esportiva. Em julho, os irmãos participaram dos Jogos Pan-Americanos Júnior, realizados na Guatemala. Antes disso, haviam conquistado o título de campeões nacionais sub-13 na categoria de dupla. Rafael também foi medalhista de prata no individual, alcançando a posição de segundo melhor atleta do Brasil em sua categoria. Os dois frequentam o Pesc desde 2022.

    Os atletas já competiram em torneios regionais em São Paulo e Juiz de Fora, em Minas Gerais, além de disputas nacionais em Aracaju, no Sergipe, onde conquistaram a primeira medalha da carreira, Cuiabá, no Mato Grosso, Curitiba e Maringá, no Paraná, e também em São Paulo. Na competição sul-americana, na Colômbia, os irmãos viajaram acompanhados dos pais, Micheli e André, e da professora e técnica de badminton Simone Santos.

    Medalhistas

    Com a conquista em Bucaramanga, Rafael e Samuel retornaram ao Brasil com três medalhas: ouro na dupla masculina, bronze na simples masculina e prata por equipe, consolidando o desempenho expressivo na competição continental.

    Pesc

    O Pesc oferece atualmente 15 modalidades esportivas, entre elas atletismo, badminton e parabadminton, ginástica e funcional fitness, ginástica para a terceira idade, levantamento de peso olímpico (LPO), wrestling, skate, futebol, zumba, hóquei sobre grama, tênis de mesa, jiu-jitsu, vôlei, ioga e futmesa.

    Para a coordenadora do projeto, Sheila Bahia, os resultados alcançados pelos jovens atletas refletem o impacto positivo da iniciativa. Segundo ela, a participação e as conquistas em competições nacionais e internacionais demonstram que o trabalho desenvolvido pelo Pesc vem gerando resultados consistentes.

    Inaugurado há cinco anos, o Parque Esportivo e Social do Caramujo ocupa uma área aproximada de 10 mil metros quadrados e dispõe de quadra poliesportiva coberta, campo de futebol, pista de atletismo e skatepark. O espaço possibilita que jovens representem o município de Niterói em competições oficiais dentro e fora do estado.

    O Pesc promove inclusão social por meio do esporte, do lazer e de atividades sociais, oferecendo gratuitamente diversas modalidades. A partir dos seis anos de idade, crianças, adolescentes e adultos podem participar das atividades, que têm como objetivo não apenas o desenvolvimento físico, mas também o crescimento social e emocional dos participantes.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Carreata Iluminada chega para alegrar natal em Niterói

    Relacionados em Esportes