Logo Enfoco


    Esportes

    Guerreiro de Niterói reúne forças em busca de título nacional

    Publicado 05/11/2020 às 22:00 | Autor: Lislane Rottas
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Há cinco anos Dário pratica crossfit mais 15 no MMA. Foto: Pedro Conforte

    Entre Push Jerks, Rope Climb, Push Press e tantos outros movimentos do Crossfit, o atleta niteroiense Dario Perícles, aos 39 anos, reúne forças para sair vencedor no Torneio Crossfit Brasil 4 All, que acontece entre os dias 21 e 22 deste mês em Vila Velha, no Espírito Santo, no entanto a batalha do competidor já começou há muito tempo. 

    Dario chegou a treinar MMA por mais de 15 anos e está no Crossfit há 5. De lá para cá, o desafio é consolidar seu nome em posição de destaque no cenário nacional. 

    O atleta, que é morador da Região Oceânica de Niterói, diz que o Crossfit surgiu por acaso. 

    "Eu estava fazendo uma preparação física em um Box de um amigo quando fui convidado para ser atleta deles. Gostei da proposta, fiz algumas aulas específicas do Crossfit e depois não larguei mais. Peguei tanto amor que passei a treinar somente para ele", afirmou.

    O atleta de alta performance disse também que sempre foi uma pessoa ligada ao esporte e pelo Crossfit trabalhar várias capacidades físicas juntas, se identificou. 

    "É uma atividade física completa, por isso eu larguei as lutas e estou nesse caminho", explica. 

    No entanto, se engana quem pensa que apenas de Burpees vive um atleta de Crossfit. Ainda sem patrocínio fixo, Dario encara a rotina diária de conferente em uma empresa de produtos descartáveis e os treinos rigorosos.

    Competição

    O niteroiense de 39 anos entrou na disputa do TCB 2020, o maior campeonato brasileiro de Crossfit. Ele foi o primeiro na categoria Master 1 concorrendo com 250 atletas de todo o Brasil.

    "Ano passado, na mesma seletiva, eu fiquei em 12º lugar e só apenas dez atletas do estado foram classificados. Esse ano, eu voltei e acabei tirando o primeiro lugar na seletiva", relembra.

    De acordo com o atleta, as dificuldades começaram depois que ele soube que havia sido classificado. Por conta das despesas com transporte, hospedagem e alimentação para conseguir ir até a final, o atleta chegou a fazer uma vaquinha online.

    "Eu coloquei como meta R$ 1 mil e consegui, mas infelizmente eu não sabia que o site ficava com parte do valor arrecadado", disse.

    Além de toda a dificuldade financeira, antes de chegar na final Dario precisou percorrer um longo caminho: a seleção. A disputa começou em duas fases. 

    Dario precisou realizar uma prova por semana, durante um mês. Depois, precisou publicar o treino no YouTube para análise técnica.

    "Foi um trabalho árduo, porque não era só treinar. A gente precisava obedecer às regras de filmagens, padrões de movimentos e prazos estipulados pela organização"

    Força de vontade

    Um dos coach do atleta é Marcel Esteves. Ele revela que Dario treina de domingo a domingo.

    "Ele não consegue ser um grande atleta sozinho e no treinamento conta com a ajuda de pessoas. Nosso papel aqui é ajudar tecnicamente, corrigir algo que não esteja sendo tão bem feito, passando treinos extras e trabalhando o apoio psicológico", destaca.

    De acordo com o coach, apesar de todo atleta de ponta já ter praticado algum esporte no passado, o diferencial de Dario é a vontade de querer alcançar os seus objetivos.

    "Ele veio do MMA e apresentou muita facilidade em apreender os movimentos rapidamente. A força ele já tinha, então a gente passou a trabalhar a parte técnica. No entanto, não é só isso. Quando você está dentro de um WOD praticamente morrendo, o seu cérebro manda você parar e o atleta de ponta tem a capacidade de ir além. O Dário é essa pessoa"

    O coach ainda destacou que apesar do Crossfit ser um esporte para todos, alguns atletas que se destacam possuem uma condição financeira boa.

    "São pessoas que têm praticamente um box em casa e ainda conseguem ter uma alimentação perfeita a todo momento. Com ajuda dos amigos e a vontade de querer vencer, ele vai trazer esse título para gente", enfatiza.

    Dario embarca no próximo dia 19 para a disputa no Espirito Santo na luta para participar da final.

    "Por lá vou encontrar mais quatro atletas que são fora do normal. Eu sou novo e essa é a primeira final que vou participar. Estou focado e ansioso, mas estou com uma equipe maravilhosa me orientando nos treinos. Muito trabalho duro e alimentação regrada com a expectativa de trazer o troféu para minha cidade", finaliza.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Liberado calendário de pagamento de auxílios em Niterói

    Próximo artigo
    >

    Condenado por roubo é preso dentro de casa em São Gonçalo

    Relacionados em Esportes