Esportes

Já ganhou? Vai despencar? O que vai acontecer com o Corinthians?

– "Esse campeonato, apesar de estar na metade, já foi definido" – Abel Braga, treinador do Fluminense.

– "O Corinthians vai despencar na tabela, anotem o que estou falando, e o segundo turno vai ser um campeonato totalmente diferente" –  Renato Gaúcho, treinador do Grêmio.

Duas declarações completamente distintas que refletem, em 100%, o tema central desse texto. Nesse final de semana, foi disputada a 23ª rodada e, analisando os números, observa-se que apesar da campanha péssima que vem sendo desempenhada nesse segundo turno pelo Corinthians, o clube continua líder do campeonato. São sete pontos de diferença para o Grêmio, segundo colocado, vantagem essa adquirida pelo belíssimo desempenho na primeira metade do Brasileirão.

O time paulista fez, no primeiro turno, uma campanha quase perfeita; foram 47 pontos conquistados em 57 disputados. Nenhuma derrota. Já no segundo turno, em quatro jogos disputados, foram três derrotas e apenas uma vitória (sofrida, no finalzinho, contra a Chapecoense). Nas 19 primeiras rodadas, foram 32 gols marcados e apenas 9 sofridos. Agora, em quatro jogos, foram quatro gols tomados e apenas um feito. Se foi a melhor campanha disparada na primeira metade, agora é a terceira pior campanha.

Vale deixar claro que a grande vantagem se dá, também, por conta da ineficiência de seus adversários diretos. Quase sempre que o time comandado por Fábio Carille tropeça, seus adversários mais diretos pela disputa do campeonato também tropeçam. Nessa rodada, por exemplo, apenas o Santos, terceiro colocado, ganhou (do próprio Corinthians, por sinal).

O fato é: sete pontos é uma vantagem muito considerável. Por exemplo; hoje, o time do Parque São Jorge pode ficar dois jogos sem jogar (e o seu principal adversário atualmente, o Grêmio, vencer) que ainda ficaria um ponto na frente. Entretanto, não dá para se determinar o destino do campeonato. É no que acredita o comentarista Jorge Ramos, da Rádio Nacional.

– A grande pergunta nesse momento do Campeonato Brasileiro é saber se o Corinthians terá folego para sustentar a primeira colocação e ser campeão. Mesmo com os tropeços no início do segundo turno, o líder ainda mantém uma folgada distância para o segundo colocado, no caso o Grêmio, 7 pontos, portanto mesmo com um mal momento há muita gordura a ser queimada. Em futebol nada é definitivo, mas o Corinthians mesmo mal, ainda é o favorito – afirmou o comentarista.

A opinião do Jorge Ramos deixa claro que não se pode radicalizar, como fizeram Abel Braga e Renato Gaúcho, citados no início desse texto. Talvez, o treinador gremista tenha sido o mais lúcido em sua declaração ao dizer que o campeonato seria diferente nesse segundo turno. No futebol, tudo muda rápido demais. Sejamos prudentes na hora de fechar algum prognóstico. Hoje, temos o Corinthians líder do torneio. Franco favorito? Talvez não. Favorito sim, franco não. Se o Grêmio se acertar e o Santos continuar com a mesma sede, ainda dá "para brincar". Faltam 30 pontos em disputa, resta saber quem será mais eficiente para conquistá-los.

Notinhas:

07 de setembro. Feriado em comemoração a Independência do Brasil. Festas se viram por todo o país. No Rio de Janeiro, uma festa em especial se viu, mas não era em comemoração ao grito de Dom Pedro às margens do Rio Ipiranga; era no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, promovida pela maior torcida do país. Foi o primeiro jogo da final da Copa do Brasil. Flamengo e Cruzeiro se enfrentaram e, dentro de campo, apesar do jogo movimentado, nada ficou definido e a decisão vai mesmo para o dia 27, no Mineirão. O jogo não foi bom tecnicamente, apesar de muito movimentado. O empate em 1x1 foi um resultado justo, se levarmos em conta que o Flamengo não tinha nenhum centroavante de ofício para comandar o ataque rubro-negro e o Cruzeiro veio com a proposta de jogar recuado e sair nos contra-ataques - o que fez muito bem.

  • A se destacar, negativamente, a confusão envolvendo a torcida do Flamengo antes da partida e dentro do estádio. Houveram invasões, brigas entre organizadas e torcedores pulando as grades de separação de setores do estádio. A PMERJ teve que intervir usando gás de pimenta e balas de borracha. É lamentável que esses pseudo-torcedores acabem por manchar uma festa tão bonita. Esses marginais precisam de identificados e proibidos de frequentar quaisquer estádios.
  • O Fluminense anunciou a renovação a parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica por mais três anos. O acordo prevê o plantio de 25 mil mudas nativas em Áreas de Preservação Permanente ou nos chamados “Corredores de Mata Atlântica”, em Cachoeiras de Macacu. A marca da SOS Mata Atlântica vai estar estampada nas camisas do time de futebol profissional, do time feminino de vôlei e do time de futebol americano. Além disso, a Fundação se compromete a dar palestras sobre preservação ambiental para diretores e funcionários do clube, além de ações específicas em Xerém e no Centro de Treinamento Pedro Antônio, sempre ressaltando a importância da parceria.
  • A NBA (National Basketball Association) anunciou na última quinta-feira, dia 7, a NBA Fan Zone, ação que marcará a presença da liga no Rock in Rio, que acontece entre 15 e 24 de setembro, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. A NBA Fan Zone estará dentro da Game XP, uma nova área que vai ocupar duas das arenas olímpicas e estará integrada à Cidade do Rock. Nela, o público vai encontrar diversas ativações que combinam esporte e tecnologia, ver de perto uma exposição de camisas e itens raros e históricos, como bolas e tênis autografados pelos astros da liga, experimentar a realidade virtual, visitar a NBA Store, onde vai encontrar uma enorme variedade de produtos oficiais e licenciados e encontrar o Troféu Larry O’Brien (taça entregue aos campeões).
  • O meia Elias, do Atlético-MG, inaugurou através de seu projeto social um centro desportivo na Zona Norte de São Paulo. O "Clube da Comunidade Elias da Silva Trindade", localizado em Vila Maria, leva o nome do tio do jogador, já falecido, em homenagem a quem foi um dos idealizadores deste centro desportivo. O espaço público conta com um campo de grama sintética com iluminação, arquibancada para 120 pessoas, quatro vestiários e um refeitório. Em um anexo, além de uma pista de cooper para idosos, existe um salão de festas, uma lanchonete e salas que, futuramente, serão voltadas para atendimento médico e odontológico para as comunidades, em parcerias que já estão sendo fechadas com algumas faculdades.
  • A cidade de Campos do Jordão (SP) se prepara para receber entre os dias 15 e 17 de setembro, a segunda etapa do Enduro Brasil Cup. Além da definição da sede, a organização do evento também divulgou outras novidades importantes para os pilotos: as etapas de Campos do Jordão e a decisão em Nova Lima (MG), em outubro, terão pontuação dobrada no ranking das categorias, para estimular quem não participou na abertura. Assim, nas duas provas finais da temporada, todos terão chances de brigar pelas primeiras posições na classificação geral.
< Paris Saint-Germain: UEFA desmente noticia de exclusão Banda de rock holandesa FOCUS se apresenta em Niterói <