Esportes

Jogador do Botafogo denuncia abordagem racista de policiais em blitz

Imagem ilustrativa da imagem Jogador do Botafogo denuncia abordagem racista de policiais em blitz
|  Foto: Foto: Vitor Silva/BFR
Kayque relatou abordagem de policiais em seu Instagram. Foto: Vitor Silva/BFR

Mais um episódio de racismo no mundo do futebol. Mas, desta vez, o problema aconteceu fora de campo. Nesta quarta-feira (11), o volante do Botafogo, Kayque, denunciou através de suas redes sociais uma abordagem racista durante uma blitz na Avenida Brasil, no centro do Rio de Janeiro.

"Passando aqui para falar de um assunto chatão. Vocês sabem que eu não gosto de falar em rede social, vivo minha vida do jeito que tenho que viver, mas não está dando do jeito que está. Fomos parados novamente, os policiais fizeram inúmeras perguntas tendenciosas, insinuando, em outras palavras, que éramos bandidos, traficantes, usuários de drogas. Você não pode ser preto e estar em um carro maneiro, você não pode ser preto e estar em um lugar maneiro, não pode ser preto e estar com uma meta [dinheiro] no bolso, entre outras coisas… Estou passando aqui pra mostrar minha indignação porque a gente rala para caramba para conquistar tudo o que temos hoje, para dar coisa boa pra nossa família – desabafou Kayque nos stories de seu Instagram.

O jogador, emprestado pelo Nova Iguaçu até o fim da temporada, se destacou em algumas partidas do Campeonato Carioca - mas perdeu espaço com as chegadas de Oyama e Barreto. Como não foi relacionado para o confronto diante do Operário-PR, nesta quinta-feira (12), no Paraná, o jogador ficou no Rio de Janeiro realizando trabalhos físicos no Estádio Nilton Santos. Em seu perfil, ele continuou o desabafo.

"Fui parado e tratado como bandido. O amigo que está aqui comigo foi tratado como bandido também por morar na favela. Eles pensam o quê? A gente é trabalhador, acorda cedo, vai atrás, não cai nada céu, não. Estou vindo aqui porque vocês também têm que expor a indignação de vocês. Como acontece comigo o tempo todo, deve acontecer com outras pessoas também", completou.

Suporte

O Botafogo fez o seu papel de clube empregador e também se posicionou nas redes. Um dos clubes mais ativos do Brasil nas causas sociais, o Alvinegro qualificou a situação como 'inaceitável' e declarou apoio ao jogador.

https://twitter.com/Botafogo/status/1425568989359616001

< Tarcísio Meira morre de Covid-19 Ceará pode exigir teste de Covid-19 ou vacinação completa de turistas <