Decisão

Julgamento do caso Sport x Vasco já tem data definida

Antes adiado, STJD marca para o dia 9 de novembro, às 11h

Torcida do Sport invade o campo em confusão generalizada
Torcida do Sport invade o campo em confusão generalizada |  Foto: Reprodução/Sportv
  

Depois do adiamento, o julgamento do processo envolvendo a confusão na partida entre Sport e Vasco, pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, na Ilha do Retiro, em Recife, já tem uma nova data definida. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) reagendou para a próxima quarta-feira (9), às 11h (horário de Brasília).

O resultado desse processo está gerando muita expectativa nos torcedores, já que existe a possibilidade de mudanças na tabela da Série B e o time Cruz-Maltino conquistar o acesso automaticamente. 

Em decorrência da invasão em campo da torcida do Sport no empate por 1 a 1 com o Vasco, na Ilha do Retiro, em 16 de outubro, o Leão foi denunciado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (205, 211 e 213) e também nos artigos 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições da CBF, correndo risco de ser punido com perdas de mando de campo (de uma a dez partidas), multa e também perda do ponto conquistado na partida, com o Vasco sendo declarado vencedor.

Desta forma, o Vasco chegaria aos 61 pontos e estaria matematicamente classificado para a Série A de 2023.

Por outro lado, o Gigante da Colina defenderá os atletas Raniel e Luiz Henrique, ambos suspensos preventivamente por provocação contra a torcida adversária, e o goleiro Halls por praticar agressão e o próprio clube por tumulto.

Torcedor do Sport é contido pelos jogadores
Torcedor do Sport é contido pelos jogadores
  

Relembre o caso

Válida pela 35ª rodada, a partida entre e Sport e Vasco encerrou antes do horário previsto devido briga nas arquibancadas, invasão de campo e arremesso de objetos no campo, após o gol de empate do Cruz-Maltino, já no final do jogo. 

O episódio rendeu denúncia pesada contra o mandante Sport. Após a partida, a Procuradoria pediu e teve a liminar acolhida pelo presidente do STJD, Otávio Noronha, para interdição da Ilha do Retiro, além do Sport ter que mandar seus jogos com portões fechados e não tenha direito a carga de ingressos nos jogos como visitantes.

O que diz a súmula da partida 

"Durante a comemoração do gol da equipe do Vasco da Gama, próximo à torcida do Sport, muitos objetos foram atirados ao campo de jogo em direção aos jogadores, entre eles pedras, chinelos, tênis, isqueiros e copos com líquido. Nesse momento, a torcida do Sport estourou o portão atrás do gol onde defendia a equipe do Sport, e começa uma invasão de muitos torcedores, não somente pelo portão, mas também por outros pontos da arquibancada. Informo que os mesmos agrediram jogadores visitantes, que imediatamente correram para o seu vestiário, um senhor e uma senhora bombeiros civis que estavam trabalhando próximos ao portão, inclusive continuaram sendo agredidos após a senhora já estar caída e o senhor tentando protegê-la. Após observarmos todas essas ocorrências, vermos muitos torcedores sendo atendidos dentro do campo de jogo e por sentirmos falta de segurança, nos dirigimos ao vestiário de arbitragem, onde me reuni com os dirigentes, Augusto Carreras, do Sport, e Paulo Bracks, do Vasco, os treinadores Claudinei Oliveira, do Sport, e Jorge de Amorim Campos, do Vasco, e o tenente coronel da Polícia Militar Washington Souza, comunicando o encerramento da partida por não sentir segurança em relação a minha integridade física e dos demais profissionais envolvidos no jogo, além do ambiente totalmente impossibilitado para a prática do esporte futebol, a partida foi encerrada. Informo ainda que o comunicado ocorreu aproximadamente 45 minutos após o jogo ter sido paralisado", relatou o árbitro Raphael Claus.

< Clima esquenta entre Diogo Nogueira e Paolla: 'Sextou, hein?' Marília Mendonça:1 ano depois, o que se sabe sobre morte da cantora <