Corrida

Maratona do Rio realiza sua 20ª edição ainda neste mês

Evento acontece entre os dias 16 e 19 de junho

Aterro do Flamengo recebe tradicional evento de corrida pela vigésima vez
Aterro do Flamengo recebe tradicional evento de corrida pela vigésima vez |  Foto: Divulgação
 

Os participantes da 20ª edição da Maratona do Rio já podem se programar para o maior festival de corridas da América Latina. A organização divulgou oficialmente os horários das largadas em ondas das provas. O evento acontece entre os dias 16 e 19 de junho, durante o feriado de Corpus Christi, e cada uma das quatro provas contará com, ao menos, cinco ondas diferentes nas largadas.  

Estratégia adotada na edição de 2022, as largadas em ondas acontecem para que as saídas sejam feitas de forma mais organizada, além de dar mérito aos atletas que se inscreveram com os menores tempos.  A primeira largada, a Maratona do Rio Michelob Ultra 2022 (42km), começa às 5h da manhã, no Aterro do Flamengo e será formada pelos corredores de elite.

Após a primeira onda, as outras sairão a cada cinco minutos seguindo respectivamente até a sétima onda. Já na Meia Maratona do Rio Claro 2022, dia 18, a primeira largada acontece às 6h30 da manhã, na praia do Leblon, e o todas as outras seguirão o mesmo tempo de cinco minutos entre cada uma. 

Já no domingo (19) as provas de 10km Cosan 2022 e 5km Cosan 2022 vão ter suas primeiras ondas liberadas às 8h e 9h, respectivamente, no Aterro do Flamengo, e também terão um intervalo de cinco minutos entre elas. No caso das duas provas de menor quilometragem, os primeiros a largarem serão os atletas portadores de deficiência e seus respectivos acompanhantes, caso necessitem. Todas as ondas respeitam os tempos colocados por cada corredor durante a sua inscrição.  

Este ano a Maratona do Rio repete a parceria com o Metrô Rio e confirma que todos os corredores que estiverem com a camisa do evento poderão ter gratuidades nos dias 18 e 19 de junho. Porém, não haverá horário de funcionamento especial durante os dias do evento. 

Para João Traven, sócio-fundador da Maratona do Rio, as largadas em ondas são muito importantes para que todos tenham a chance de conquistar seu melhor tempo nas provas.

"Buscamos colocar todos de acordo com a própria preparação e é o que queremos dos nossos atletas é a superação. A superação de fazer a prova mais rápida ou até mesmo de apenas completá-la é o que nos move na Maratona do Rio. Esperamos apenas recebê-los de braços e sorrisos abertos na largada e na chegada", disse.

Sobre a Maratona do Rio

A tradição e a excelência da prova, além do cenário único pelas belezas cariocas, ajudaram a colocar o evento entre os melhores de sua categoria no mundo. O número recorde de inscritos e a diversidade do evento consolida a Maratona do Rio como o maior Festival de Corridas da América Latina e uma das provas mais desejadas do calendário mundial.

< Caminhão tomba, para trânsito e deixa um ferido em Niterói 'Sem rumo', diz o solteiro João Guilherme sobre o dia dos namorados <