Esportes
Maricá: Atletas do tiro com Arco são recebidos pelo prefeito
Cinco dos 16 atletas que conquistaram neste mês o primeiro lugar geral do Campeonato Brasileiro de Base de Tiro com Arco, em Belo Horizonte, foram recebidos nesta terça-feira (24) pelo prefeito Fabiano Horta em seu gabinete. O grupo com idades entre 12 e 20 anos trouxe na bagagem 7 medalhas de ouro, 6 de prata e 5 de bronze nas categorias infantil, cadete e juvenil. Participaram do encontro os arqueiros Lugui Cruz, Ana Machado, Ana Luíza Caetano, João Pio Caetano e Bruna Figueiredo, que participou de sua primeira competição aos 12 anos. A Prefeitura mantém junto à Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBtArco) um projeto de apoio ao esporte com alunos da rede pública municipal.
“Foi uma grande oportunidade e contei com o incentivo dos colegas e também da família. Gostei muito”, disse Bruna Figueiredo, a mais jovem atleta do grupo, ganhadora de um bronze no infantil, que estava acompanhada da mãe. “Quando ela disse que queria fazer esse esporte fiquei preocupada, porque era algo que ia tomar muito tempo e eu achava que não era para ela, mas aí os resultados apareceram e ela também disse que queria conhecer o mundo dessa forma. Na hora, todo mundo atira com ela”, contou a comerciante Ana Cristina de Abreu, de 52 anos, que mora com a filha em Zacarias.
Pelo outro lado, Lugui Cruz se despediu das competições de base com uma medalha de ouro e duas de prata. Aos 20 anos, ele passa a integrar exclusivamente a categoria adulta em 2019. “Já participo de competições adultas há um tempo e fiquei entre os três melhores do ano passado. Agora é treinar cada vez mais forte, mas já me sinto preparado”, garantiu.
Na conversa com os arqueiros, Fabiano Horta perguntou sobre a equipe e como a cidade é vista dentro da modalidade, ao que eles responderam dizendo que o nome de Maricá é a maior referência do tiro com arco no país. “Temos esse compromisso de esforço para incentivar culturas esportivas na cidade. Espero ver atletas nossos na próxima olimpíada, quem sabe não tem algum nesta mesa”, projetou o prefeito.
O grupo tem outras importantes competições ainda este ano. No mês que vem, por exemplo, haverá o torneio pan-americano de tiro com arco em Medelin, na Colômbia, onde sete arqueiros vão disputar vagas para os Jogos Panamericanos de Lima, no Peru, em 2019. Em outubro, outros dois deles vão para Buenos Aires, na Argentina, para a Olimpíada da Juventude. No mês seguinte, Maricá volta a receber o Campeonato Brasileiro Adulto que, como em 2017, será realizado na Praça Orlando de Barros Pimentel.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!