Esportes

Maricá vence antigo algoz e vai às semifinais na Série A2 do Carioca

Maricá abriu o placar após falha do goleiro adversário em bola aérea. Foto: Reprodução

O Maricá venceu o Sampaio Corrêa por 1 a 0 neste sábado (26), no Alzirão, em Itaboraí, e conquistou a classificação para as semifinais da Taça Santos Dumont, o primeiro turno da Série A2 do Campeonato Carioca. O gol da vitória foi marcado pelo artilheiro Jonathan Chula.

O Grupo B chegou à quinta e última rodada com quatro times disputando as duas vagas para o mata-mata. Para a equipe do Tsunami da Região Oceânica, bastava uma vitória no confronto direto contra o Sampaio, equipe que eliminou os maricaenses na semifinal da antiga Série B1 em 2020, garantindo vaga na final da competição e também o acesso à antiga Seletiva - que premiava o campeão com uma vaga na elite do futebol carioca.

O América até fez a sua parte ao golear o Macaé por 5 a 1, gols de Wander (2), Tadeu (2) e Jones Carioca; mas a outra vaga acabou ficando com o Audax, que já era o líder da chave e confirmou a primeira colocação ao derrotar o Angra dos Reis por 1 a 0, gol de Sorriso.

Já no Grupo A, uma intervenção do Tribunal de Justiça Desportiva pode alterar a classificação às semifinais. O Friburguense, acusado pelo Americano de escalar um jogador irregular, teve três pontos retirados. Além disso, acabou perdendo para o Artsul, o único com a vaga assegurada nas semifinais, por 1 a 0, gol de Bruno Santos.

O Americano, que recebeu temporariamente os três pontos do confronto diante do Friburguense, superou o Gonçalense por 1 a 0, com gol de Espinho, e assumiu a segunda vaga da chave. Agora, os clubes aguardam o julgamento do TJD, que acontece na próxima quarta-feira (30), para saber quem é o quarto clube a integrar a disputa das semifinais.

Semifinais

Um dos lados do chaveamento já está definido. Maricá e Artsul se enfrentam no próximo sábado (3), às 15h, em jogo único. Por ter se classificado em primeiro lugar do Grupo A, o Artsul tem a vantagem do mando de campo e também joga pelo empate.

Na outra chave do mata-mata, o Audax, que também tem vantagem por ter sido líder do Grupo B, aguarda a definição judicial sobre o Friburguense. Se o Frizão não for punido, entra direto para a semifinal; caso seja condenado por uso de jogador irregular, a vaga fica para o Americano. A disputa acontece simultaneamente ao duelo entre Maricá e Artsul.

Classificação

Grupo A

1º - Artsul - 11 pontos 
2º - Americano - 8* pontos (aguardando decisão do TJD)
3º - Cabofriense - 6 pontos
4º - Gonçalense - 4 pontos
5º - Friburguense - 3* pontos (aguardando decisão do TJD)
6º - Duque de Caxias - 3 pontos 

GRUPO B

1º- Audax - 10 pontos
2º - Maricá - 10 pontos
3º - Sampaio Corrêa - 8 pontos
4º - América - 8 pontos
5º- Macaé - 4 pontos
6º - Angra dos Reis - 1 ponto

< Homem é detido e drogas são apreendidas na Zona Sul de Niterói No mês do Orgulho LGBTQIA+ pesquisa revela um Brasil hipócrita <