Copa

Marrocos e Croácia abrem Grupo F da Copa com novo empate sem gols

Jogo truncado proporciona mais uma partida sem gols

Jogo truncado entre Marrocos e Croácia proporcionou novo empate sem gols na Copa
Jogo truncado entre Marrocos e Croácia proporcionou novo empate sem gols na Copa |  Foto: Divulgação/Fifa
 

Marrocos e Croácia empataram em 0 a 0 nesta quarta-feira (23), na abertura do Grupo F da Copa do Mundo do Catar. O confronto no Estádio Al Bayt foi o terceiro jogo sem gols em dois dias. Nem mesmo Modric e Ziyech, destaques das equipes, foram capazes de tirar a igualdade do placar.

As equipes protagonizaram mais um embate de estilos opostos no choque de culturas proporcionado pelo Mundial. Enquanto a Croácia tem um meio-campo sólido e um estilo de jogo de construção mais mecânico e pesado, o Marrocos aposta no jeito leve, habilidoso e com algumas bolas longas.

Apesar da expectativa por um domínio croata, os marroquinos tentaram igualar nos minutos iniciais, marcando com linhas altas e até mesmo quase igualando a posse de bola, com chegadas perigosas - mas sem conseguir levar trabalho ao goleiro Livakovic.

Com um lado direito muito forte, combinando o lateral-direito Hakimi, do Paris Saint-Germain (FRA), e o ponta-direita Ziyech, do Chelsea (ING), o Marrocos promovia um salseiro pelo lado de campo - sempre com cruzamentos buscando o centroavante En-Nesyri, do Sevilla (ESP).

Na segunda metade do primeiro tempo, a Croácia somava um pouco mais de posse de bola (57% contra 43%), mas tinha dificuldades de criação no último terço. Até então, o craque Modric, cérebro do time, mostrava pouca inspiração na armação.

A primeira etapa foi movimentada e até agradável de se assistir, mas os goleiros foram meros espectadores. As únicas finalizações perigosas aconteceram nos três minutos de acréscimos dados pelo árbitro argentino Fernando Rapallini.

Aos 45 minutos, Sosa cruzou rasteiro da esquerda e Vlasic finalizou à queima-roupa, parando em boa defesa do goleiro Bono. Já no último lance, quase aos 48, Modric pegou sobra de cruzamento na entrada da área e mandou de canhota por cima do gol.

Foram oito finalizações ao todo, sendo quatro de cada lado e apenas uma na direção da meta adversária - justamente a de Vlasic, já no tempo extra. As equipes precisariam caprichar na construção e na conclusão para sair com a vitória no apito final.

Segundo tempo

A etapa complementar começou mais movimentada e aberta. Depois de uma subida perigosa de Marrocos logo no primeiro minuto, a Croácia quase abriu o placar aos 6 minutos, com Amrabat tirando em cima da linha a finalização de Lovren após bate-rebate na área.

Desta vez, eram os croatas que subiam bastante as linhas e pressionavam a saída de bola dos marroquinos - forçando o erro e roubando a posse em algumas oportunidades. Faltava ainda a criatividade e o acerto no último passe para conseguir abrir o placar.

Aos 19 minutos, em falta na intermediária, Ziyech rolou para Hakimi, que soltou uma bomba e obrigou o goleiro Livakovic a fazer sua primeira boa defesa na partida. Marrocos tentava acelerar o jogo utilizando as pontas e cruzando bolas na área.

O ritmo voltou a cair e a produção de oportunidades já incomodava os torcedores presentes no estádio. Mais uma vez, assim como nos dois jogos intermediários da terça-feira (22), a Copa do Mundo apresentava partidas amarradas e com pouquíssimas chances de gol. Dinamarca x Tunísia e México x Polônia terminaram em 0 a 0.

A reta final manteve o nível e não reservou grandes emoções. Já com receio de tomar um gol sem tempo de reverter a derrota, as duas seleções arriscavam ainda menos e tocavam bola na intermediária, recebendo um coro de vaias dos torcedores.

Com o resultado, Marrocos e Croácia abrem o Grupo F com um ponto cada um e abrem caminho para a liderança de quem vencer o duelo entre Bélgica e Canadá, também nesta quarta, às 16h. A segunda rodada da chave acontece no domingo (27).

< Bala perdida mata motorista de caminhão na Baixada Bloqueio antidemocrático impede pai de levar filho para cirurgia <