Mata-mata

Mengão bate Corinthians fora e bota um pé nas semifinais da Liberta

Rubro-Negro foi soberano na Neo Quimica Arena

Gabigol voltou a marcar e se aproximou de virar o maior artilheiro brasileiro da Libertadores
Gabigol voltou a marcar e se aproximou de virar o maior artilheiro brasileiro da Libertadores |  Foto: Marcelo Cortes/CRF
 

Embalou de vez! Jogando em São Paulo nesta terça-feira (2), o Flamengo derrotou o Corinthians por 2 a 0 na Neo Quimica Arena, com gols de Arrascaeta e Gabriel Barbosa, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores, e ficou muito próximo da classificação à próxima fase.

O Timão começou melhor no jogo, mas viu seu meio-campo se desmontar com a lesão de Maycon logo nos primeiros minutos. A partir dali, o Rubro-Negro passou a dominar a partida e ficar mais com a posse de bola, empurrando o adversário contra a própria área.

A confirmação da superioridade veio com um golaço de Arrascaeta. Pressionando a saída de bola, o Mengão desarmou já perto da área e chegou próximo da baliza. João Gomes acionou Pedro, que tentou o drible e dividiu. A bola resvalou no próprio volante e sobrou para o uruguaio, que emendou lindo chute na gaveta.

Os corinthianos ficaram pedindo um toque de mão de Gomes, mas o braço estava junto ao corpo - algo permitido pela regra. Se o desvio fosse de Arrascaeta, que marcou o tento, aí sim o lance seria passível de anulação pelo árbitro de vídeo. Gol legal e Flamengo na frente, calando a barulhenta Arena Corinthians.

Nem mesmo o gol conteve o ímpeto dos rubro-negros, que seguiram pressionando até o intervalo. Desorganizado e sentindo o gol sofrido, o Timão não conseguia mais chegar à frente com toques rápidos e movimentação dos seus pontas como no início do duelo.

Segundo tempo

O domínio rubro-negro foi ainda maior na etapa complementar - a ponto de o goleiro Santos sequer ser exigido na primeira meia hora. Com personalidade, o Flamengo mantinha a posse de bola em quase 60%, em grande atuação de todos os elementos de meio-campo.

A prova disso foi o segundo gol. Pressionando com a naturalidade de quem sabe jogar a Libertadores, o Rubro-Negro ampliou a vantagem em bonito chute colocado de Gabigol - que está a um gol de igualar o centroavante Luizão como maior artilheiro brasileiro da história da competição.

Nem mesmo com o 2 a 0 a favor do adversário o Corinthians conseguiu voltar a produzir. Impaciente, a torcida já reclamava nas arquibancadas. Para controlar ainda mais a região central do campo, Dorival colocou em campo o experiente Arturo Vidal na vaga de João Gomes.

Insaciável, o Rubro-Negro pressionou em busca do terceiro gol, anulando completamente as principais armas do Corinthians - como Yuri Alberto, Roger Guedes, Fausto Vera e Giuliano. Com Filipe Luís e Rodinei muito presentes no campo de ataque, o time ganhava amplitude e rodava a bola à procura de mais espaços.

Ao invés de lutar para diminuir o prejuízo, o Timão concentrou suas forças em evitar o terceiro gol rubro-negro - que praticamente definiria o confronto antes mesmo do jogo de volta. E assim se manteve o jogo até o fim, em mais uma vitória soberana da equipe carioca em 2022.

A segunda partida acontece já na próxima terça-feira (9), no Maracanã, às 21h30. Caso confirme a classificação às semifinais do torneio, o Flamengo aguarda a definição entre Vélez Sarsfield (ARG) e Talleres (ARG) para conhecer seu próximo adversário.

< Saiba quem é o influencer acusado de atropelar e matar jovem Tentativa de assalto a banco termina em troca de tiros no Rio <