Copa do Brasil

Mengão elimina Furacão fora de casa com gol de placa de Pedro

Linda bicicleta do centroavante decidiu confronto equilibrado

Pedro acertou linda bicicleta para colocar o Flamengo nas semifinais
Pedro acertou linda bicicleta para colocar o Flamengo nas semifinais |  Foto: Marcelo Cortes/CRF
 

Muita confusão, várias faltas e apenas um gol. Assim foi o duelo de 180 minutos entre Athletico-PR e Flamengo nas quartas de final. Mas, depois do empate em 0 a 0 no jogo de ida, no Maracanã, a decisão ficou para a Arena da Baixada. Nesta quarta (17), o Furacão tinha a maioria das arquibancadas - mas o Flamengo tinha Pedro. Com (mais um) golaço do centroavante, o Rubro-Negro carioca avançou às semifinais da Copa do Brasil. 

O primeiro tempo foi truncado desde o início, com praticamente nenhuma chance de gol na primeira meia hora. Com o clima bastante pilhado devido às polêmicas da arbitragem, faltou futebol e sobraram faltas e divididas ríspidas nos 45 minutos iniciais do duelo rubro-negro.

Com a responsabilidade de jogar diante de seus torcedores, o Furacão não conseguiu organizar uma pressão. Sua melhor chance no primeiro quarto de jogo foi com a ousadia de Terans. O armador viu Santos adiantado e tentou a finalização do meio-campo, mas o goleiro se recuperou para fazer a defesa.

Já o Flamengo, tentando abrir o campo pelas pontas, abusou dos cruzamentos errados. Éverton Ribeiro e até mesmo Gabigol caíam pelo lado direito, enquanto Vidal e Arrascaeta buscavam jogo pela ponta esquerda. No entanto, a defesa levava a melhor nos duelos perto da meta de Bento.

Um duelo particular deu continuidade à rivalidade iniciada no jogo de ida, no Maracanã. Gabigol, que havia acertado um chute em Fernandinho, recebeu o 'troco' ao levar um tostão na parte posterior da coxa. Os jogadores se estranharam e trocaram xingamentos com alguma frequência.

Aos 38 minutos, em descida de Gabriel Barbosa pelo lado direito, o cruzamento pelo alto buscou a região central da área. Arrascaeta tentou o cabeceio mas acabou não alcançando a altura para a finalização ideal, mandando por cima do gol. Atrás dele, o centroavante Pedro chegava em boa condição para mandar no gol.

Em resposta, após cobrança de escanteio de David Terans aos 40, Matheus Felipe subiu mais que a defesa para cabecear. A finalização levou perigo, mas acabou passando por cima do travessão. O Athletico, assim como o Flamengo, também tinha dificuldades de criar tramas com a bola no chão.

Antes dedicado a servir os companheiros, Gabigol também teve sua chance de balançar as redes. Aos 41, Arrascaeta recebeu na entrada da área e ajeitou para a finalização do atacante, que bateu de chapa e obrigou o goleiro Bento a fazer boa defesa espalmando para escanteio.

E assim chegou ao fim o primeiro tempo. Como no jogo de ida, que terminou em 0 a 0, o empate permanecia no placar. O duelo no Paraná foi um pouco mais equilibrado, já que o Flamengo dominou por completo no Maracanã, mas até então a disputa pela vaga nas semifinais se encaminhava para os pênaltis.

Segundo tempo

Os visitantes voltaram para a etapa complementar novamente mantendo a posse de bola à procura de espaços. Com Filipe Luís e Rodinei mais próximos à área de ataque, o Flamengo insistia nas jogadas de linha de fundo. Aos 7, o lateral-direito bateu cruzado para ótima defesa de Bento.

A pressão se intensificava. Aos 10, João Gomes fez bonita tabelinha com o centroavante Pedro, que ajeitou para Arrascaeta soltar a bomba - e parar em milagre de Bento. Na sequência, não teve jeito. Nem com três goleiros o Furacão evitaria o gol de placa marcado por Pedro. Após cruzamento de Rodinei, o atacante emendou linda bicicleta para fuzilar a rede.

Mesmo com o gol marcado, o Rubro-Negro carioca seguiu dominando as partidas e criando lances no campo de ataque. Com três zagueiros e três volantes desde o apito inicial, o Athletico não demonstrava forças para buscar o empate - e ainda dava espaços para os contra-ataques.

Em um deles, aos 29 minutos, Arrascaeta desviou de casquinha em bola aérea no meio-campo e Pedro disparou na direção da área. Ele ganhou do zagueiro no corpo e apenas rolou para Gabriel Barbosa. O camisa 9, sozinho na pequena área, chutou de primeira e acertou a trave, perdendo chance inacreditável.

O Furacão finalmente conseguiu reagir aos 35. Cuello recebeu na ponta esquerda e cruzou, mas a zaga afastou o lance perigoso de dentro da pequena área. A bola voltou nos pés do atacante gringo, que bateu cruzado, colocado, tirando tinta da trave esquerda de Santos.

Sem forças, os donos da casa não conseguiram mais municiar o setor ofensivo para tentar empatar o placar agregado e arrastar a disputa para os pênaltis. Melhor para o Flamengo, que dominou grande parte dos 180 minutos e ficou com os R$ 8 milhões em premiações nas quartas de final.

Nas semifinais, o Mengão encara o vencedor entre São Paulo e América-MG, que decidem a vaga nesta quinta-feira (18), às 21h. No jogo de ida, vitória do Tricolor Paulista no Morumbi por 1 a 0. Os jogos de ida e volta das semifinais estão programadas para 24 de agosto e 14 de setembro, respectivamente.

< Fluzão leva susto, mas reage e despacha o Fortaleza no Maracanã Paes atende solicitação do Exército sobre 7 de Setembro; entenda <