Logo Enfoco


    Luto

    Morre Adílio, ídolo e campeão do mundo pelo Flamengo, aos 68 anos

    Ex-jogador lutava contra um câncer no pâncreas

    Publicado 05/08/2024 às 12:46 | Autor: Gabriel Villa Nova
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Adílio marcou um dos gols na final do mundial de 1981
    Adílio marcou um dos gols na final do mundial de 1981 |  Foto: Reprodução/Instagram

    Morreu, nesta segunda-feira (5), Adílio, um dos maiores ídolos da história do Flamengo, aos 68 anos. O ex-jogador estava internado no Rios D'or, na Freguesia, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde lutava contra um câncer no pâncreas. A informação foi confirmada pelo Rubro-Negro nas redes sociais.

    "Hoje, nos despedimos do nosso Camisa 8, mas para nossa sorte, assim como o traçado do número eternizado, Adílio é infinito", postou o Flamengo.

    Adílio de Oliveira Gonçalves nasceu no dia 15 de maio de 1956 e fez sua estreia pelo Flamengo em 27 de abril de 1975. No clube, o camisa 8 disputou 617 jogos, entre 1975 até 1987, e marcou 129 gols, se tornando o 14º maior artilheiro da história do clube. Com o Manto Sagrado, o ídolo conquistou cinco Cariocas (1978, 1979 duas vezes, 1981 e 1986), três Brasileiros (1980, 1982 e 1983), uma Libertadores (1981) e um Mundial de Clubes (1981). Adílio foi autor de um dos gols na final do mundial contra o Liverpool.

    "As asas de um moleque sonhador o fizeram superar qualquer muro. Os campos da Gávea construíram amizades angelicais. Seus pés pareciam flutuar com a bola nos pés e foi assim que Adílio conquistou o mundo vestindo o Manto Sagrado. Seu sorriso, sua generosidade e sua bondade encantaram a quem o conheceu. O símbolo máximo do rubro-negrismo expresso no abraço infinito: comemorar gol de título com os braços rumo aos céus, dando jeito para cabermos milhões de nós na catarse de euforia, amor e paixão", postou o Flamengo.

    O camisa 8 fez história no clube carioca e firmou uma eterna dupla com Zico, maior ídolo da história do Flamengo. Com a camisa do Mengão, Adílio ficou marcado pela geração vitoriosa. "Seus gols, dribles e comemorações marcaram para sempre a história do Mais Querido. Todo rubro-negro tem o privilégio de poder reverenciar o "Brown" como integrante da prateleira mais alta do nosso panteão", escreveu o Mengão nas redes sociais.

    Adílio se destacava pela sua qualidade e técnica refinada, sendo um dos maiores meio-campistas do futebol na década de 1980. Após encerrar a carreira, o ex-jogador se arriscou sendo técnico da base do Flamengo, conquistando os títulos do Campeonato Carioca de 2005, 2006 e 2007 com a equipe sub-20.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Suspeito de furtar cabos morre em cima de trem no Rio; cena forte

    Próximo artigo
    >

    Van pega fogo, fecha túnel e para trânsito no Rio

    Relacionados em Esportes