Luto
Morre Maguila, estrela do boxe brasileiro, aos 66 anos
Atleta estava internado desde 2017 em hospital de São Paulo
José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, morreu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos, em Itu, São Paulo, onde estava internado desde 2017. A confirmação foi feita por sua esposa, Irani Pinheiro, durante o programa "Balanço Geral", da "TV Record".
O ex-boxeador enfrentava uma encefalopatia traumática crônica (ETC), uma doença degenerativa provocada por lesões repetidas na cabeça durante sua carreira.
A condição de Maguila se agravou ao longo dos anos, exigindo internação constante. A ETC, também conhecida como "demência pugilística", é uma enfermidade irreversível que afeta principalmente atletas de esportes de impacto, como o boxe.
Nascido em Aracaju, no Sergipe, Maguila acumulou 77 vitórias, 7 derrotas e um empate ao longo de sua carreira profissional, tendo conquistado os títulos de campeão brasileiro, das Américas e mundial de boxe na categoria peso-pesado.
Entre suas derrotas mais marcantes, Maguila enfrentou dois dos maiores nomes da história do boxe: George Foreman, em 1990, e Evander Holyfield, em 1989, lutas que consolidaram seu reconhecimento internacional.
O apelido "Maguila" surgiu em referência ao personagem “Magilla Gorilla”, dos desenhos animados, devido à semelhança de seu porte físico com o gorila animado.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!