Esportes
Morre no Rio André Gustavo Richer, ex-presidente do COB
Nesta quarta-feira (11), morreu no Rio de Janeiro o ex-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, André Gustavo Richer, com 90 anos de idade. A causa do falecimento não foi divulgada. Por meio de seu site oficial, a organização decretou luto oficial de três dias.
Tendo assumido funções na entidade desde 1975, Richer, então vice-presidente do COB, assumiu o papel de mandatário da organização após o falecimento de Jeronymo Bastos, ficando no cargo máximo entre os anos de 1990 e 1995.
“Richer teve uma vida inteiramente dedicada ao esporte. Líder nato desde os tempos de atleta olímpico, dedicou seu tempo e enorme energia ao desenvolvimento do esporte brasileiro, assumindo cargos de chefia tanto na CBF quanto no COB. O esporte brasileiro perde um dos seus mais importantes colaboradores”, afirmou Paulo Wanderley, atual presidente do Comitê.
Dentro da organização, André Gustavo Richer começou como diretor técnico, depois passando para a área jurídica e, enfim, assumindo a presidência. Depois, tornou-se secretário geral, cargo que ocupou até o ano de 2016. Richer também chefiou a delegação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Moscou (1980), Los Angeles (1984) e Seul (1988).
“A fidelidade ao clube de coração o levou à presidência do Flamengo entre 1969 e 1973, experiência que o credenciou a ser diretor da Confederação Brasileira de Futebol entre 1975 e 1986. Nesse momento de dor, o COB se solidariza aos familiares de André Gustavo Richer e de toda a comunidade do remo brasileiro”, constatou a nota oficial do Comitê Olímpico Brasileiro.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!