Luto

Multicampeã do atletismo, Odette Valentim morre aos 86 anos

A causa do falecimento não foi divulgada

A "tia" Odette, como gostava de ser chamada, foi uma figura icônica do esporte brasileiro
A "tia" Odette, como gostava de ser chamada, foi uma figura icônica do esporte brasileiro |  Foto: Divulgação/EsPCEx

A ex-recordista sul-americana do disco e multicampeã em provas nacionais e internacionais, Odette Valentim Domingos, faleceu nesta segunda-feira (27), aos 86 anos, em Campinas (SP).

A causa do falecimento não foi divulgada. O velório será nesta terça-feira (28), das 8h às 10h (de Brasília), no Cemitério da Saudade. O sepultamento vai ocorrer às 10h30.

A "tia" Odette, como gostava de ser chamada, foi uma figura icônica do esporte brasileiro e paulista, e até recentemente trabalhava na preparação de alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas, onde atuou por 40 anos.

Odette Domingos era atleta de lançamento de disco e do arremesso de peso. Foi tetracampeã sul-americana e 29 vezes campeã brasileira, seguiu disputando torneios másters até a categoria 75+, ainda no disco, dardo e peso.

Professora de Educação Física, começou a vida profissional como empregada doméstica e foi merendeira em creche municipal. Aos 16 anos conheceu o treinador Argemiro Roque, com quem treinou durante toda a carreira e, mais tarde, se casou.

O início foi difícil. Não tinha calçados adequados para competir, mas isso não a impediu de perseverar - usava sapatilhas remendadas com esparadrapos, mas mesmo assim conquistou o recorde sul-americano.

Entre suas conquistas destacam-se: campeã dos Jogos Abertos de Interior diversas vezes, dos Jogos Regionais, Paulista, Brasileira; pentacampeã sul-americana e máster; participou também do campeonato pan-americano e conseguiu cinco títulos mundiais, atingindo o recorde de 53m no disco, chegando muito próximo de participar das Olimpíadas de 1964, em Tóquio, no Japão.

Luto

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, se manifestou sobre a perda.

“Nossa cidade perde não apenas uma atleta extraordinária, mas uma inspiração para todos nós. Meus mais profundos pêsames aos familiares e amigos. Que sua memória e conquistas perdurem como um tributo eterno à grandeza que ela trouxe para Campinas”, afirmou o prefeito Dário Saadi.

Para o secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, a morte de Odette Valentim Domingos é uma enorme perda. 

“O esporte campineiro está de luto. Perdemos um ícone de simpatia, perseverança e dedicação ao atletismo, deixando todos nós órfãos de um exemplo de amor ao esporte”, concluiu.

Com Gazeta Esportiva

< MC Cabelinho beija trapper ao vivo no TVZ; veja o vídeo Caco Barcellos vira sensação na fila do show da Taylor Swift; vídeo <