Mudança

Mundial de Clubes terá novo formato; entenda

Torneio terá 32 times a partir de 2025

Torneio será disputado de quatro em quatro anos e com 32 clubes a partir de 2025
Torneio será disputado de quatro em quatro anos e com 32 clubes a partir de 2025 |  Foto: Divulgação/Fifa
  

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou nesta sexta-feira (16) que o torneio Mundial de Clubes terá um novo formato. A partir de 2025 a competição será composta por 32 clubes e disputada de quatro em quatro anos, assim como é a Copa do Mundo. A sede ainda está indefinida.

A ideia desse novo formato já havia sido anunciado pela Fifa em 2019 e a primeira edição seria no ano de 2021, com 24 times. Porém, com a chegada do coronavírus, os planos tiveram que ser adiados. A entidade não sabe ainda ao certo a quantidade de clubes por continente, mas a ideia de Infantino é tornar a competição mais forte e mais atraente. 

"Deixamos lugar para Copa América e Euro, conscientes da saúde dos jogadores. Não queríamos sobrecarregar o calendário. Será como a Copa do Mundo das seleções", afirmou o presidente da Fifa. 

Além desse novo formato, a entidade anunciou também a criação do Mundial de Clubes feminino. O anúncio foi feito em Doha, em uma coletiva de balanço antes do último fim da Copa do Mundo do Catar.

Mundial 2022

Para o próximo Mundial, que será disputado entre os dias 1º e 11 de fevereiro, o Conselho da Fifa bateu o martelo e decidiu que a competição será disputada no Marrocos. Campeão da Libertadores, o Flamengo tem presença garantida no torneio. Além também do Real Madrid-ESP, campeão da Champions League, Seattle Sounders-EUA, campeão da Champions da Concacaf, e o Auckland City-AUS, campeão continental da Oceania. Campeão africano e representando o país sede, Wydad Casablanca estará presente, e a vaga continental da África será do Al-Ahly, do Egito.

Por outro lado, ainda há uma indefinição em em relação ao representante asiático, pois as finais do campeonato local estão marcadas apenas para fim de abril e início de maio.

< 'Sorriso contagiante', diz amiga de jovem atropelada em Niterói 'Não teve blitz', alega esposa de motorista baleado por PM no Rio <