Futebol
Na estreia da Copa, veja os jogadores mais buscados na internet
Cristiano Ronaldo e Messi lideram a lista; Neymar fica em 3º
Após quatro anos - e alguns meses - de espera, a Copa do Mundo de 2022 finalmente dará a largada neste domingo (20). Enquanto os torcedores aguardam o apito inicial do juiz, as marcas, meios de comunicação e até os próprios jogadores disputam a atenção dos espectadores.
Para entender essa disputa, a Semrush, plataforma SaaS de gerenciamento de visibilidade online e marketing de conteúdo, analisou o que desperta o interesse da população a partir do que ela busca na internet.
Assim como as Legends, figurinhas tão desejadas do álbum do campeonato, as buscas da internet também apontam uma preferência sobre os jogadores.
Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, que possivelmente disputarão suas últimas Copas, estão ainda mais populares nas pesquisas online do que em 2018. Enquanto o português ficou em primeiro lugar nas buscas, com uma média de 13.9 milhões de procuras mensais em 2022, o argentino teve 8 milhões.
Neymar aparece em terceiro lugar, com 6 milhões e Mbappé em quarto, com 2.7 milhões. No Top 20 de jogadores gerais, Casemiro (1,5 milhão) ficou com a 13ª posição e Marcelo (1,1 milhão) ocupa a 19ª. Entretanto, na lista de quem disputará a Copa, Casemiro sobe para a oitava posição do ranking.
Para o público que busca os nomes de Cristiano Ronaldo e Messi, algumas motivações estão em jogo: há muita curiosidade sobre se essa Copa do Mundo será ou não a última dança para os dois ícones do futebol.
O argentino, com 35 anos, confirmou que esta será sua última participação, enquanto que o português, de 37, disse que "poderia ser" sua última. Além disso, nenhum desses dois superstars venceu o campeonato com a camisa de suas seleções, tornando o Catar sua última chance de ganhar o prêmio final.
Nomes para ficar de olho
Apesar de não estarem no topo das pesquisas, alguns atletas viram o tráfego de consultas aumentar mais de 1.000% desde a última Copa. Os novatos, o espanhol Pedri (+4.6807.41%) e o brasileiro Antony (+2.174.30%), lideram o ranking. Apenas no último ano, Antony teve um crescimento de mais de 500%, sendo um dos nomes nacionais para ficar de olho durante o campeonato.
O inglês Harry Maguire (1.511.56%) e o brasileiro Casemiro (1.215.59%) também cresceram desde 2018. Vale lembrar que nem sempre as buscas são um sinal de otimismo.
Para Maguire, por exemplo, muitas dessas pesquisas provavelmente estão relacionadas a uma temporada de erros no Manchester United. Apesar do status de capitão, o baixo desempenho do atleta levou a controvérsias sobre colocá-lo ou não na seleção da Inglaterra.
Torcedores masculinos continuam sendo os maiores “fãs” do evento, mas há mudanças
Além dos jogadores mais pesquisados, a Semrush também analisou qual é o perfil de quem mais se interessa pelo torneio. De acordo com o levantamento, os “fãs” são, sobretudo, homens (67%), entre 25 e 34 anos (30%) e 35 e 44 anos (21%).
Entretanto, há alguns sinais de mudanças em relação ao gênero. Segundo a Nielsen, as mulheres estão mais interessadas na Copa do Mundo do que em qualquer outra competição global de futebol.
Nos Estados Unidos, de acordo com a ferramenta Semrush Keyword Magic, as buscas relacionadas à "seleção nacional feminina de futebol" superam o equivalente nas buscas por equipe masculina, uma tendência que vem se fortalecendo há vários anos.
Ainda mais notável é que, com 2022 sendo um ano sem Mundial Feminino, Alex Morgan, estrela da seleção feminina de futebol dos EUA, supera em popularidade online o que poderia ser seu colega masculino, a estrela do Chelsea Christian Pulisic.
Brasileiros fazem as malas para o Catar
Em âmbito mundial, as pesquisas por “voos para o Catar” aumentaram mais de 70% em relação ao ano passado, e as pesquisas por “voos baratos para o Catar” cresceram mais de 137%.
No Brasil, notou-se um aumento de 91% nas buscas por “quantas horas de voo do Brasil para o Qatar” e 200% em “requisitos para viajar ao Qatar”, uma média maior do que a pesquisa mundial.
Afinal, o futebol sempre foi o esporte mais popular do país, que escala três times no Top 10 mundial de buscas mensais: Flamengo (37,2 milhões, em segundo lugar), Palmeiras (26.7 milhões, em sétimo) e Corinthians (21.2 milhões, em oitavo).
Embora alguns usuários possam estar tentando ir à própria Copa do Mundo, é provável que a publicidade do país antes do torneio também esteja gerando interesse geral no turismo do Catar.
“A Copa do Mundo põe em jogo muito mais do que a vitória de uma seleção e a conquista da taça. As marcas devem aproveitar a visibilidade do campeonato para impulsionar seus negócios. Olhando para o futuro, as pesquisas por ‘Copa do Mundo 2026’, por exemplo, aumentaram 124% em relação ao último ano. Nunca é cedo demais para começar a planejar conteúdo oportuno para aumentar sua visibilidade online”, explica Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil.
Gazeta Esportiva
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!