Copa

Nos pênaltis, Argentina bate a Holanda e vai a semifinal

Seleção vai enfrentar a Croácia na próxima terça (13)

Messi chegou aos 10 gols e se igualou a Batistuta como maiores artilheiros em Copas do Mundo com a camisa da Argentina.
Messi chegou aos 10 gols e se igualou a Batistuta como maiores artilheiros em Copas do Mundo com a camisa da Argentina. |  Foto: Divulgação/Fifa

Argentina e Holanda protagonizaram um grande jogo no estádio Lusail e empataram por 2 a 2 no tempo regulamentar.  Nos pênalits, a Argentina venceu os holandeses e estão classicados para semifinal e vão enfrentar a Croácia. Os gols foram marcados por Molina e Messi para os argentinos. Weghorst (2x) fez para os holandeses.

Com os primeiros minutos bem truncados, e com poucas chances durante quase todo o primeiro tempo, Argentina e Holanda se arriscavam pouco e buscavam ficar com a bola para evitar o erro. A primeira chance do jogo foi dos argentinos, somente aos 22 minutos. Messi recebeu pela intermediária e tentou o chute de longe, mas a bola saiu por cima do gol, sem levar perigo.

Aos 23, foi a vez da Holanda finalizar pela primeira vez na partida. Memphis tabelou com Bergwijn na entrada da área, o camisa 7 bateu de direita, mas pegou mal e o chute saiu à direita do gol.

Tentando ficar mais com a bola, a Argentina tentava buscar infiltrações e furar o bloqueio holandês. Com 32 minutos, De Paul recebeu passe na entrada da área, bateu de direita, mas o chute saiu fraco e o goleiro Noppert só encaixou. No minuto seguinte, saiu o gol argentino. Em linda enfiada de bola do Messi, o camisa 10 achou Molina no meio da zaga da Holanda, que recebeu e tocou de biquinho na saída do goleiro. Placar aberto no estádio Lusail.

A Argentina cresceu no jogo e começou a partir mais para cima. Enquanto a Holanda não encaixava na organização tática, o time de Lionel Scaloni tentava aproveitar cada brecha deixada pelo adversário.

Já perto dos 45 minutos, Messi teve a sua chance. O camisa 10 recebeu dentro da área, dominou de costas, girou para o pé direito e bateu para o gol. Mas a finalização não saiu das melhores e o goleiro holandês fez a defesa.

Segundo tempo

Na volta para a segunda etapa, o técnico holandês Van Gaal fez duas substituições para tentar reagir na partida e buscar a virada. Mas foi a Argentina quem chegou primeiro. Logo com 5 minutos, De Paul roubou a bola no meio, acelerou a jogada e deu um passe para o Messi no meio da zaga holandesa, mas a bola foi forte e ficou com o goleiro.

Com 15 minutos, Messi fez linda jogada, girou no meio de dois marcadores e sofreu a falta na entrada da área. Na cobrança, o próprio camisa 10 bateu e a bola foi na rede em cima do gol, quase marcando o segundo tento argentino na partida. 

O jogo era todo dos ‘hermanos’. Aos 25, Acuña partiu em velocidade pela linha de fundo do lado esquerdo de ataque, tentou o drible e sofreu uma rasteira de Dumfries. O lateral caiu na risca da área e o juiz marcou pênalti.

Na cobrança, Messi bateu com categoria no canto esquerdo, deslocando o goleiro Noppert, que ficou travado no meio do gol. Com o gol marcado, o craque argentino atingiu a marca de 10 gols em Copas e se igualou a Batistuta como maiores artilheiros em Mundiais com a camisa da Argentina.

Com o placar confortável, a Argentina começou a recuar e a Holanda partiu pra cima. Já na casa dos 37 minutos, em levantamento pra área pelo lado direito de ataque, a bola chegou até Weghorst, que se antecipou a marcação e cabeceou no canto direito, sem chances para o goleiro argentino.

Caminhando para o final, os holandeses tentavam o gol de empate a qualquer custo. Dois minutos após o gol, a Holanda teve mais uma grande chance. Berghuis recebeu na ponta direita, puxou para frente do gol e soltou a bomba com o pé esquerdo. A bola desviou e estufou a rede pelo lado de fora.

O jogo ficou agitado e o clima tenso. A Holanda tentava chegar ao ataque quando Paredes deu um carrinho e depois chutou a bola em direção ao banco de reservas do time holandês, que se revoltou e partiu pra cima do camisa 5 da Argentina. Uma confusão genrealizada tomou conta do gramado no estádio Lusail, mas logo em seguida o jogo retornou.

Percebendo a crescente da Laranja Mecânica na partida, a torcida da Argentina - que era maioria no estádio e fazia uma linda festa - começou a cantar e incentivar os jogadores. Apenas 5 minutos separavam os argentinos da semifinal do Mundial.

Porem, no último lance, aos 54 minutos, Berghuis foi empurrado por Pezzella na entrada da área e o juiz marcou falta, para desespero dos argentinos. Na cobrança, em uma linda jogada ensaiada, o próprio Berghuis cobrou rasteiro pelo meio da barreira, Werghorst recebeu, girou e bateu rasteiro para o gol na saída do goleiro. 2 a 2 e empate heróico da Holanda na partida após estar perdendo de 2 a 0.

Prorrogação

O primeiro tempo da prorrogação foi diferente daquilo que vimos nos últimos 45 minutos de jogo. A partida ficou num ritmo mais lento, com as equipes com medo de se arriscar para não levar o que poderia ser o gol da eliminação. Enquanto a Holanda buscava mais passes verticais, a Argentina abusava dos chuveirinhos para dentro da área.

Com 13 minutos, Messi cobrou falta para dentro da área, a bola passou por todo mundo e saiu para tiro de meta, levando perigo para a zaga holandesa.

Já no início do segundo tempo, o jogo ficou muito pegado, com muitas faltas - sendo mais de 40 ao longo de todo o jogo. A primeira chance foi da Argentina e nos pés de Messi. Em cobrança curta de falta, o camisa 10 partiu pela intermediária, cortou para a esquerda e bateu da entrada da área. A bola subiu e saiu em linha de fundo.

Somente nos minutos finais da prorrogação que tivemos chances de gol. Na primeira oportunidade, o time argentino partiu para o ataque pelo lado direito, Di María cruzou para Lautaro, que bateu de primeira de dentro da área. A bola bateu no peito de Van Dijk e saiu para escanteio.

Logo depois, Enzo Fernández bateu da entrada da área com a perna esquerda, a bola desviou no meio do caminho e passou por cima do gol, raspando o travessão e levando perigo. Pressão da Argentina.

Nos últimos lances, a Argentina partiu em contra ataque, a bola chegou até Lautaro Martínez, que finalizou da entrada da área e obrigou o goleiro Noppert a fazer uma boa defesa. Já nos acréscimos, após sobra de escanteio, a bola caiu nos pés de Enzo Fernández, que encheu o pé e a bola carimbou a trave.

Nas penalidades, a Argentina venceu por 4 a 3, se classificou para a semifinal da Copa do Mundo e vai enfrentar a Croácia a próxima terça-feira (13), às16h (horário de Brasília), novamente no estádio Lusail.

< Ex-empresário de Neymar critica Tite, e jogador toma as dores Neymar sobre eliminação: 'Parece um pesadelo' <