Sem pista

Planos do Botafogo para estádio revoltam Confederação de Atletismo

Clube negocia mudanças junto ao prefeito Eduardo Paes

Pistas de atletismo do Estádio Nilton Santos são pivô de discussão
Pistas de atletismo do Estádio Nilton Santos são pivô de discussão |  Foto: Instagram @diariomxm
 

Os planos negociados entre Botafogo e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ganharam um obstáculo nos últimos dias. A intenção de retirar a pista de atletismo do Estádio Nilton Santos para aproximar as arquibancadas do campo revoltou a Confederação Brasileira de Atletismo. 

O presidente da entidade, Wlamir Campos, soltou o verbo em entrevista ao 'O Globo' e prometeu medidas judiciais para intervir no planejamento.

"Queremos saber a posição formal do prefeito e o que será feito da pista. Se houver intenção de retirada, vamos ao Ministério Público. Trata-se de um estádio olímpico, com campo de futebol e duas pistas de atletismo, a interna e a externa, de aquecimento e com o mesmo piso. Tudo construído com dinheiro público", disse.

Wlamir mostrou bastante insatisfação com a possibilidade ventilada e disse que pretende se reunir com o prefeito para debater o assunto. Para ele, os projetos debatidos não têm nexo num contexto geral.

"Não são móveis e por isso não faz sentido retirá-los. Este é o melhor e único local no Brasil com condições de receber mundiais por causa das duas pistas deste nível. Falamos de cerca de R$ 20 milhões cada, somente em termos do piso e em valores atuais. Foi nela que Usain Bolt deu o último 'tiro' olímpico", lembrou.

Por fim, ele fez uma comparação para mostrar o que significaria para a CBAt a retirada da pista no estádio cedido ao clube pela Prefeitura do Rio de Janeiro mediante projeto de licitação.

"Uma coisa é concessão. Outra é mudar o objeto do equipamento público. Em uma comparação simples, é como alugar uma casa com piscina e aterrá-la para estacionar o carro. E, ao deixar o imóvel, o inquilino entregar a casa sem piscina. Textor deve blefar sobre sair do local, já que há nova concessão até 2051", afirmou.

Na última semana, o investidor John Textor e Eduardo Paes se aproximaram para firmar negócios. O americano nunca escondeu o desejo de construir um estádio próprio, mas o prefeito deseja mantê-lo na administração do Nilton Santos - e, por isso, afirmou aceitar realizar alterações no local, tal qual a retirada da pista.

< Lembra dela? Veja como está 'Marina Silva de Manaus' após dois anos Médico morre após tentativa de assalto na Zona Oeste do Rio <