Esportes

Polêmicas em Flamengo x Bahia são estopim para demissão de Leonardo Gaciba

Imagem ilustrativa da imagem Polêmicas em Flamengo x Bahia são estopim para demissão de Leonardo Gaciba
|  Foto: Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Leonardo Gaciba foi demitido pela CBF da Comissão de Arbitragem. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Leonardo Gaciba não é mais o homem forte do apito no Brasil. A Confederação Brasileira de Futebol anunciou, na manhã desta sexta-feira (12), a demissão do ex-juiz do cargo de presidente da Comissão de Arbitragem. Através de um comunicado, a entidade afirmou que a saída foi um "entendimento mútuo entre as partes".

O também ex-árbitro Alício Pena Júnior, vice-presidente, assume interinamente o cargo até, pelo menos, o final do Campeonato Brasileiro. Ao contrário de Gaciba, Alício é contrário a diversos processos internos e pode querer interferir em mais mudanças nas próximas semanas.

A demissão do cargo-chefe aconteceu um dia após as polêmicas envolvendo a partida entre Flamengo e Bahia. Após o Rubro-Negro exigir a mudança do árbitro para o confronto e a CBF trocar André Luiz de Freitas Castro (GO) por Vinicius Gonçalves Dias Araújo (SP), a partida ficou marcada por erros grosseiros de arbitragem - incluindo um pênalti assinalado pelo VAR quando a bola atingiu o peito do zagueiro Conti.

O episódio causou muita revolta na equipe baiana. O presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, usou as redes sociais para fazer fortes críticas à arbitragem nacional.

"O futebol brasileiro virou um escândalo, um assalto, um absurdo. Fechem as portas. Terceiro jogo seguido com erro afrontoso contra o Bahia. Vergonhoso, indisfarçável. Querem rebaixar o Bahia? Eu imagino porquê. Mas não vão conseguir", escreveu o dirigente.

Leonardo Gaciba foi contratado para o cargo em 2019 em uma das atuações de Rogério Caboclo no intuito de atualizar e modernizar o processo de arbitragem no Brasil. A CBF investiu alto em tecnologia e implantou o árbitro de vídeo, mas a ferramenta ainda não deu o retorno esperado - e vem sendo criticada por profissionais e torcedores.

Nota oficial

"A Confederação Brasileira de Futebol informa que, nesta data, deu início a um processo de reformulação na estrutura da arbitragem brasileira, que começa com a substituição do comando de sua Comissão de Arbitragem.

O Presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues Gomes, conversou com o Presidente da Comissão de Arbitragem, Leonardo Gaciba, nesta sexta-feira (12) e o entendimento mútuo foi pela necessidade de uma mudança, com a implementação de novos procedimentos visando maximizar os acertos e minimizar os erros de todos os envolvidos.

A CBF agradece a Leonardo Gaciba pelo empenho e pela forma altiva e incansável com que exerceu a Presidência da Comissão de Arbitragem da CBF.

Assumirá a função interinamente, até a conclusão das competições da temporada 2021, o atual Vice-Presidente da Comissão de Arbitragem, Alício Pena Júnior, a quem o Presidente Ednaldo Rodrigues parabeniza, desejando sucesso no cargo e colocando a estrutura da entidade à inteira disposição da Comissão de Arbitragem para o constante aperfeiçoamento e desenvolvimento da arbitragem nacional".

< Colisão e carro incendiado na Ponte Rio-Niterói nesta sexta-feira Rodovias federais com policiamento reforçado <