Copa

Portugal vence e se classifica às oitavas; Uruguai se complica

Bruno Fernandes marcou os dois gols da partida

Bruno Fernandes marcou dois gols e foi o protagonista do jogo
Bruno Fernandes marcou dois gols e foi o protagonista do jogo |  Foto: Reprodução/Rede social
 

Deu Portugal! Pela segunda rodada do grupo H, a seleção de Portugal venceu o Uruguai por 2 a 0 nesta segunda-feira (28) no estádio Lusail. Com a vitória, os portugueses garantiram a classificação para as oitavas de final.de forma antecipada. Por outro lado, Uruguai tem apenas um ponto e se complicou, já que terá que ganhar na última rodada para se classificar. Os gols da partida foram marcados por Bruno Fernandes.

Com promessa de grande jogo, Uruguai e Portugal protagonizaram um início de jogo muito movimentado, com as equipes buscando o ataque. A primeira chance foi com os sul-americanos. Aos dois minutuos, Mathías Olivera roubou a bola no campo de ataque, tabelou com Cavani e arriscou chute de fora da área. Porém, a bola passou longe do gol.

No minuto seguinte, veio a resposta dos portugueses. Após linda troca de passes, Cristiano Ronaldo deu um lindo passe de ombro para Nuno Mendes, que emendou uma finalização de primeira na entrada da área e a bola saiu por cima do gol. 

Com o passar do tempo, Portugal começou a ficar mais com a bola e tentava passes em velocidade, com bastante triangulação entre eles. No entanto, pecavam na passe final. Aos sete minutos, em um contra-ataque rápido, Bruno Fernandes recebeu e finalizou de fora da área, mas o chute saiu fraco à direita do gol português.

Em um jogo muito pegado e de muitas faltas, o clima esquentou. Após chegada dura de Bentancur - que já tinha cartão amarelo - em Rúben Neves, os dois jogadores se encararam e o juiz da partida teve que chegar para separar a confusão e apaziguar o clima.

A seleção portuguesa cresceu na partida. Com 15 minutos, João Félix recebeu na entrada da área pelo lado esquerdo e arriscou o chute. A bola bateu em Giménez e saiu para escanteio. Pressão de Portugal!

Dois minutos depois, William Caralho sofreu falta próximo a área e o estádio inteiro se levantou pela expectativa da cobrança de Cristiano Ronaldo. O craque português pegou a bola, se concentrou e se posicionou para a cobrança. Porém, o chute não levou perigo. A bola carimbou a barreira e saiu em escanteio.

Passados 25 minutos da primeira etapa, Portugal seguia pressionando e atingia a incrível marca de 75% de posse de bola. No entando, mesmo com a maior parte com a bola no pé, os jogadores portugueses não conseguiam converter as chances em gol.

Somente aos 32 mintuos que os uruguaios conseguiram chegar com perigo. Em uma linda jogada individual, Bentancur passou no meio de três zagueiros e saiu cara a cara com o goleiro Diogo Costa. O meio campista finalizou e o arqueiro fez uma grande defesa, evitando o gol do Uruguai. Grande chance desperdiçada.

O lance animou o time do Uruguai, que três minutos depois, em boa trama pelo lado esquerdo de ataque, conseguiu o cruzamento rasteiro para dentro da área. A bola chega até Darwin Núñez, que tentou a finalização, mas foi travado na hora pela zaga portuguesa.

Mesmo com um primeiro tempo bem agitado, o placar de Portugal e Uruguai não saiu do zero.

Segundo tempo

A volta para a segunda etapa ficou marcada por uma invasão de campo logo aos cinco minutos e a partida foi paralisada pelo árbitro. Mas voltando ao jogo, o cenário se repetiu o que foi i primeiro tempo, com Portugal ficando mais com a bola e administrando as ações.

Com 6 minutos veio a primeira chance de gol dos portugueses. Bernardo Silva avançou em velocidade pelo meio e tocou para João Félix na grande área. O camisa 11 dominou, chutou de perna esquerda e a bola bateu na rede pelo lado de fora.

De tanto pressionar, Portugal finalmente chegou ao gol. O meio campista Bruno Fernandes cruzou pelo lado esquerdo de ataque e CR7 subiu para resvalar de cabeça. Porém, não alcançou e a bola acaba entrando no canto direito para abrir o placar no estádio Lusail. 

Com a desvantagem no placar e precisando vencer para ainda sonhar com a classificação às oitavas de final, o técnico Diego Alonso protagonizou algumas substituições para tentar mudar o panorama do jogo. Pedido por muitos torcedores - principalmente os flamenguistas que estão acompando a seleção do Uruguai - Arrascaeta finalmente fez sua estreia na Copa do Catar. O meio campista entrou no lugar do volante Vecino.

O Uruguai até conseguiu chegar duas vezes com perigo ao gol português, com Cavani e Darwin Núñez. Na primeira oportunidade, o camisa 21 recebeu um cruzamento na altura da meia-lua da área e tentou acertar um voleio de primeira, mas só resvalou e não acertou a bola em cheio.

Na segunda oportunidade, Darwin Núñez arriscou uma finalização de perna direita, mas a bola foi em cima do goleiro Diogo Costa, que encaixou e fez a defesa. Esse foi o último lance dele na partida. O técnico uruguaio mexeu mais uma vezm dessa vez tirando Cavani e Núñez, para a entrada de Suárez e Máxi Gomez.

As substituições surtiram efeito. Com o jogo em aberto, a partida voltou a ficar movimentada, com o Uruguai tentando buscar mais o ataque. Tanto que aos 29 minutos, em uma recuperação de bola no campo de ataque, Maxi Gómez arriscou chute da entrada da área e a bola carimbou a trave do gol português, quase empatando a partida.

Logo depois, aos 32, o camisa 9 Suárez teve uma boa chance em cobrança de falta de levantada pra área por Arrascaeta. Após um bate-rebate, a bola sobrou com o atacante, que girou e finalizou de canhota, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora. 

No lance seguinte, talvez a melhor chance do Uruguai na partida. Em uma linda enfiada de bola de Valverde para Arrascaeta, o meio campista recebe nas costas da zaga portuguesa e saiu na cara do goleiro Diogo Costa. Na hora de finalizar, o camisa 14 tenta dar uma cavadinha, mas o chute saiu fraco e o goleiro fez a defesa. Excelente chance de gol desperdiçada.

Caminhando para o final da partida, Bruno Fernandes fez linda jogada, dá uma caneta em Giménez e a bola bateu no braço do zagueiro uruguaio. Os jogadores portuguese pediram pênalti. Após o VAR solicitar a revisão, o juiz marcou a penalidade. Na cobrança, o próprio Bruno Fernandes partiu para a cobrança e, com enorme categoria, deslocou o goleiro Rochet, ampliando o placar para 2 a 0 e praticamente 'matando' o jogo.

Praticamente no último lance do jogo, quase o hat-trick de Bruno Fernandes. O meio campista recebeu a bola e arriscou o chute forte de fora da área. A bola carimbou a trave direita e saiu pela linha de fundo.

Com a vitória, Portugal se mantém na liderança do grupo com seis pontos e garante classifiação antecipada para as oitavas de final. Na segunda colocação está a seleção de Gana, com três pontos conquistados. Por outro lado, Uruguai e Coréia do Sul tem um ponto cada e vão para a última rodada em uma situação delicada. As seleções voltam a campo para a última rodada da fase de grupos na próxima sexta-feira (2)

< Cercado de expectativas, Babilônia ganha novo trailer Pendência contratual atrasa acerto de Vítor Pereira com Flamengo <