Empatou
Portuguesa fica a uma vitória da vaga na Série C do Brasileirão
Jogo de volta acontece em Manaus, no próximo domingo
A Portuguesa saiu atrás na luta por uma vaga na terceira divisão nacional ao perder para o Amazonas neste sábado (20) por 1 a 0 no jogo de ida das quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Isso porque as quatro equipes classificadas às semifinais já estarão garantidas na Série C de 2023.
O jogo no Estádio Luso-Brasileiro começou bastante estudado, com poucos lances de perigo nos primeiros 15 minutos. A posse de bola era dividida, apesar da pressão inicial esperada por parte da Lusa. O Amazonas, que se fechava bem, conseguiu evitar a blitz dos donos da casa.
E foi o time visitante que saiu na frente. Aos 17 minutos, o árbitro marcou toque na mão do zagueiro Leandro Amaro após cruzamento de Miliano. Na cobrança, o meia Rafael Tavares cobrou com categoria para deslocar o goleiro Paulo Henrique e abrir o placar.
Aqui o gol do Amazonas, gente
— Larissa Balieiro (@larissabalieir0) August 20, 2022
Aos 18 minutos, capitão e meia Rafael Tavares marca
Amazonas 1 a 0 diante da Portuguesa lá no Rio de Janeiro
VAAAAMOSSSS!
🎥Instat TV pic.twitter.com/qwC4vlQJnU
O empate quase saiu aos 26. Lucas Santos lançou Bruno Santos na esquerda e o lateral bateu de primeira para o meio da área. Douglas Skilo se jogou na bola e tocou para o gol, mas a zaga conseguiu desviar para escanteio no último instante.
Apesar de ter ficado mais com a posse de bola após sofrer o gol, a Portuguesa praticamente não conseguiu criar novas chances claras para marcar - esbarrando na boa marcação montada pelo Amazonas.
No último lance da partida, aos 46, em escanteio cobrado por Cafú, a zaga afastou parcialmente para cima e o zagueiro Marcão dividiu com o goleiro Luiz Henrique. Na sobra, Emerson Carioca mandou para o gol - mas o árbitro assinalou falta de ataque. O jogo foi para o intervalo com vantagem dos visitantes no placar.
Segundo tempo
A Lusa tentou voltar com outra postura para a etapa complementar. Novamente mantendo a posse de bola, o time de Felipe Surian tentou ser mais incisivo nas subidas, principalmente pelas laterais. Na volta do intervalo Watson deu lugar a Joazi.
O clube carioca conseguiu buscar o empate aos 12 minutos. Em mais uma subida do lateral Bruno Santos pela esquerda, o cruzamento saiu à meia altura, no primeiro pau, e Skilo desviou de cabeça entre o goleiro e a trave. Muita vibração no Luso-Brasileiro e igualdade no placar.
Na sequência, aos 15, o Amazonas respondeu. Biel Potiguar subiu pela direita, foi à linha de fundo e cruzou para Miliano. Ele empurrou para o gol e saiu comemorando, mas o VAR detectou toque de mão e anulou o gol, mantendo o empate.
A partir daí, a Portuguesa emplacou uma pressão em busca do gol da virada. Satisfeito com o empate, o Amazonas aumentou a retranca para segurar o resultado. Abusando das bolas paradas, a Lusa não conseguia criar chances com a bola no chão.
A blitz rolou até o último lance do confronto, mas o gol da vitória não saiu. Desta forma, a decisão fica para o jogo de volta, no Estádio Carlos Zamith, no Amazonas. O jogo acontece no dia 28, às 16h. Em caso de novo empate, a decisão será na disputa de pênaltis.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!