Esportes

Presidente do Fluminense confirma reforço para o ataque e explica outras negociações

Imagem ilustrativa da imagem Presidente do Fluminense confirma reforço para o ataque e explica outras negociações
|  Foto: Foto: Reprodução
Presidente Mário Bittencourt falou sobre todas as negociações em curso. Foto: Reprodução

Dia agitado nas Laranjeiras. Nesta segunda-feira (20), além do sorteio do caminho do Fluminense na pré-Libertadores, o Tricolor também recebeu diversas atualizações sobre a montagem do elenco para 2022 e também a respeito da logística a ser adotada pelo clube no período em que não terá o Maracanã à disposição.

Chegada do Bigode

O presidente Mário Bittencout, em live realizada na FluTV, canal oficial do clube no YouTube, deu um posicionamento oficial sobre todos os passos do Tricolor - começando pela confirmação da contratação do atacante Willian Bigode.

"Não sei se pode ser considerado uma novidade, mas amanhã chega o [Willian] Bigode. Ele chega para os exames e depois apresentamos. Essa era uma novidade que eu queria falar aqui na live. Possivelmente ele já veste nossa camisa e assina contrato. Ele chega por volta das 9h e faz os exames para possivelmente apresentarmos como reforço. Serão dois anos de contrato. É um jogador desejado pelo clube há muito tempo", afirmou.

Ricardo Goulart

Outro nome muito debatido pelos torcedores e especulado pela imprensa esportiva é o de Ricardo Goulart. Mário também definiu em que passo anda a negociação com o atacante de 30 anos.

"Fizemos uma proposta oficial. Foi enviada uma proposta ao empresário dele com valores e tempo de contrato, na quarta (15) ou quinta-feira (16) passada. Ele está fazendo uma viagem com a família e ficou de até amanhã, terça-feira (21), nos dar uma resposta sobre o que enviamos ou nos dar uma contraproposta. No momento é isso. Venho conversando com o empresário todos os dias. Não vou ser desonesto com nossa torcida, de quinta-feira para cá não evoluiu ou regrediu. A proposta está na mesa. Esperamos amanhã que ele nos dê um "sim" ou envie contraproposta. Ou encerramos ela. Mas que há uma proposta na mesa é verdade", revelou.

Reforços garantidos

O Fluminense já anunciou de forma oficial as contratações do volante Felipe Melo e do técnico Abel Braga. No entanto, segundo o presidente do clube, há pelo menos outros dois reforços já garantidos: o zagueiro David Duarte e o lateral-esquerdo Pineida.

"O David [Duarte] deve chegar em janeiro. É um jogador que monitoramos há bastante tempo. Foi eleito um dos melhores zagueiros da Série B. Quando tentamos no meio do ano, o Goiás queria uma quantia alta pela compra do jogador. Entendemos que, pelos zagueiros que tínhamos, naquele momento não era interessante. E o Goiás foi muito claro conosco; que vendia ou deixava o contrato acabar. O argumento era este, que para eles era melhor subir na Série B", contou Bittencourt.

"Pineida já está contratado. Está chegando para fazer exames. É um jogador que está chegando do Barcelona de Guayaquil e se apresenta entre o Natal e o Ano Novo", disse.

Retorno descartado

Nem só de boas notícias se deu a live na FluTV. Mário Bittencourt descartou o retorno do lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, revelado nas categorias de base das Laranjeiras, nesta janela de transferências.

"Marcelo não tem interesse em voltar ao Brasil antes de terminar o contrato com o Real Madrid. A tendência é que veja ainda alguma possibilidade de permanecer na Europa. Venho conversando sempre com os representantes já faz tempo, inclusive. Em nenhum momento ele disse que voltaria no início de 2022. Ele sabe que quando quiser voltar ao Brasil temos o interesse em recebê-lo de volta. Mas por enquanto é tudo muito embrionário. Diria que é algo para um futuro de médio prazo. Eu não digo longo porque o contrato dele acaba no meio do ano", falou.

Fake news

Mário Bittencourt aproveitou o espaço para descartar alguns boatos, comuns em período de transferências no Brasil.

"Vemos muitas coisas em blogs nesses períodos que não são verdade. O Alan é um jogador que subiu comigo aqui. Eu era gerente de futebol de 2009 para 2010. Foi na arrancada de 2009 que nos conhecemos. Temos uma relação excelente. Sempre que nos falamos ele manifestou o desejo de um dia voltar. Ele continua com esse desejo. Mas não é verdade que ele está livre. Ele tem contrato até o fim de 2023. E o que ele diz é que, um dia ficando livre lá, ele tem interesse de retornar para a casa dele, que é o Fluminense. E nós temos o interesse que ele volte. Assim como temos interesse em outros jogadores, como o Marcelo e o Thiago Silva. Mas o Alan não está livre. Nossa diretoria chegou a bater um papo com ele, mas no momento não tem nada encaminhado porque ele tem vínculo com o clube na China", descartou.

Ele também negou estar em tratativas por Rafinha, do Grêmio - que estaria próximo de fechar com o São Paulo.

"O Rafinha é um jogador que está sendo acompanhado por nossa equipe. É um jogador que tem muita qualidade, sabíamos que não ficaria no Grêmio. Mas não tem nada de negociação com ele", disse.

Artilheiro do rival

Outra especulação bastante debatida nas redes sociais, o atacante Germán Cano, do Vasco da Gama, está sim em processo de negociação com o Tricolor.

"Fizemos proposta. Teremos uma reunião nesta terça definitiva para saber se seguimos na negociação ou não", contou.

Mais um para a esquerda

Por fim, Mário revelou também a possibilidade de desfecho positivo na contração do lateral-esquerdo Cristiano, do Sheriff, da Moldávia - a surpresa da fase de grupos da Champions League 2021/22.

"Nós fizemos uma proposta de compra por ele. Parcela, diluída. Estamos em negociação. Há a possibilidade do jogador chegar ainda antes do Natal, ou até o Ano Novo. Ainda estamos em negociação. É muito importante que a nossa torcida entenda que este é um movimento pensado. Não estamos explodindo a folha. Estamos fazendo um aumento da folha pensado, tudo com os pés no chão. A saída de alguns jogadores com término de contrato também abriram espaço", explicou.

Sem Maracanã

Por conta da reforma no campo, o Maracanã não estará disponível para o Flu nos primeiros meses do ano - inclusive para a partida de volta da segunda fase da pré-Libertadores. Mário revelou onde o Tricolor deve jogar e explicou como conduziu a situação.

"Tendência é que o jogo seja em São Januário. Já conversei com o presidente do Vasco [Jorge Salgado]. Não tomei decisão sozinho. Conversei com pessoas daqui de dentro, atletas, comissão técnica e funcionários. Já jogamos competições lá, Libertadores lá em ano que não tivemos Maracanã. Tendência é que seja São Januário", contou.

< Tati Villela, atriz niteroiense, é premiada como Melhor Atriz no Festival do Rio Tanguá inaugura sede da Ouvidoria Geral do Município <