Sonho
Projeto gratuito treina meninas da Baixada para futebol profissional
Inscrições podem ser feitas através do WhatsApp

Onde faltam oportunidades, sobram sonhos, e o futebol surge como caminho. Em meio às dificuldades da Baixada Fluminense, nasce um projeto que aposta no talento de meninas para levá-las aos grandes clubes do país. O "Por Elas" vai realizar sua primeira seletiva em agosto, com sede em Belford Roxo, oferecendo treinamento completo e gratuito para jovens de 13 a 18 anos que desejam transformar a paixão pela bola em profissão.
A idealizadora é a ex-jogadora Lorena Turbuk, que enfrentou, na própria trajetória, os mesmos obstáculos que hoje tenta derrubar.
“O projeto surgiu das dificuldades e principalmente da falta de oportunidades, apoio que eu enfrentei para seguir no esporte”, contou. “Aprendi que melhor do que realizar um sonho pessoal é poder realizar o sonho do outro. Sentir a emoção, ver os olhos brilhando e vivenciar a gratidão, sem dúvida, foi o que alimentou minha vontade de tirar o sonho do coração e transformar em realidade”.
A estrutura do "Por Elas" tem apoio do poder público da cidade, que disponibilizou o espaço e profissionais da saúde para acompanhar as atletas. Nutricionista, psicólogo, assistente social, ginecologista, dentista, ortopedista, fisioterapeuta e fisiologista vão atuar no projeto.
O esporte é um trampolim
Parte dos atendimentos será feita por alunos de uma faculdade local, por meio de um aplicativo desenvolvido especialmente para a iniciativa. “Não existe, hoje, no Brasil, nenhuma instituição com esse tipo de estrutura voltada exclusivamente para meninas. Tudo isso vai ser oferecido de forma totalmente gratuita para elas”, afirmou Lorena.
Além do trabalho em campo, o projeto também prevê treinos físicos em diferentes ambientes. As atividades vão acontecer de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h30. Às segundas-feiras, as meninas farão musculação; às terças e quintas, os treinos serão no campo da sede; às quartas, os trabalhos serão na areia; e às sextas, na piscina, em unidades parceiras.
A gente não quer apenas formar jogadoras. Queremos formar cidadãs fortes, confiantes e conscientes do seu valor. O esporte é um trampolim. Queremos dar motivos para essas meninas sonharem não apenas em serem grandes atletas, mas em serem grandes mulheres, grandes seres humanos. Em acreditarem no potencial delas dentro e fora de campo
Expectativa
A expectativa para o início é alta. “A ansiedade está a mil. É um misto de emoção, responsabilidade e muita gratidão, porque foram meses de planejamento, de dedicação total. Ver tudo prestes a acontecer é como assistir a um sonho se materializando. Mal posso esperar para ver as minas chegando em campo, se reconhecendo no projeto e fazendo parte da história do Por Elas”, relatou Turbuk.
Lorena espera um grande número de inscrições. “Espero que a procura seja enorme, porque isso mostra que as meninas estão sedentas por espaço, por acolhimento e por chances reais. Mais do que quantidade, eu quero encontrar histórias, talentos escondidos, meninas que talvez estivessem prestes a desistir, mas que agora vão encontrar aqui um novo caminho, um novo propósito”.
O projeto vai atender até 90 meninas nesta primeira fase. Todo o material esportivo será fornecido de forma gratuita, sem qualquer custo para as atletas.
“Elas só vão receber bônus. Não vão ter nenhum ônus. Queremos dar a essas meninas condições de serem vistas e, mais do que isso, condições reais de serem vencedoras, seja no esporte ou na vida”, completou.
Como se inscrever
As inscrições para a seletiva devem ser feitas por meio do WhatsApp, cujo número é disponibilizado através do Instagram oficial do projeto @porelasccp. Ao chamar, a interessada receberá o link de inscrição e todas as orientações necessárias para entrega da documentação.
A sede será no Campo do Zé Macaco, na Rua Odete, 82, no bairro Andrade Araújo, em Belford Roxo.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!