Esportes
Projeto social prepara jovens de Niterói para Campeonato Brasileiro de Kickboxing
Willians Santos da Silva, 30 anos de idade. Ele é o professor responsável por ensinar a arte do Kickboxing na comunidade do Morro do Céu, na Zona Norte de Niterói. Com o auxílio de seu mestre, ele coordena o Projeto Henrique Silva, que já levou alunos a disputarem o Campeonato Brasileiro de Kickboxing.
O projeto em si já existe desde 1999 no Complexo do Alemão e leva o nome do mestre de Willians. Na Cidade Sorriso, no entanto, as aulas tiveram início no dia 7 de fevereiro de 2021 - e já cativaram mais de 40 alunos. Apesar de já ter tido um desempenho esportivo interessante, o foco das aulas é o âmbito social.
"Nosso objetivo é mudar vidas. Onde eu moro não tinha absolutamente nada. Crianças e pré-adolescentes estavam se sexualizando e falando sobre drogas... Meu objetivo não é postar foto em rede social, meu objetivo é postar foto de um jovem de comunidade segurando uma medalha ao invés de uma arma"
Willians Santos, professor de Kickboxing
Lutadora prodígio
Mariana Cristina Campos Portela, de 14 anos, é um dos destaques do Projeto Henrique Silva em Niterói. Ela saiu vitoriosa do torneio José Antonio Ferreira Machado (foto), derrotando uma adversária mais graduada.
A jovem foi uma das três alunas de Willians que se classificaram para o Campeonato Brasileiro. A vaga veio por conta do torneio anterior, no qual saiu campeã. Na competição nacional, Mariana ficou em terceiro lugar.
"Fiquei muito feliz por ter ficado em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro. Perdi para uma faixa marrom, que já treinava há seis anos. Fiquei muito feliz pelas minhas conquistas", explicou.
"Meu objetivo dentro do Kickboxing é crescer profissionalmente, seguir lutando. Ganhar muitas medalhas e cinturões. Kickboxing para mim representa amor. Eu faço esse esporte com muita paixão, ele mudou minha vida", declarou.
Formato do Campeonato
Para disputar o Campeonato Brasileiro de Kickboxing, é necessário integrar uma equipe filiada às federações estaduais. No estado do Rio de Janeiro, a sede fica na cidade de São Gonçalo. Mesmo depois de estar federado, é necessário estar bem rankeado dentro dos critérios da federação.
Como ajudar?
Os membros do Projeto Henrique Silva necessitam de doações para poderem comprar materiais e pagar despezas de competições, como o Campeonato Brasileiro de Kickboxing. Para isso, façam exibições em sinais para chamar atenção para o projeto. Para ajudar, entre em contato com o professor Willians através do (21) 96416-1147.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!