Inclusão

Resposta Histórica completa 98 anos e Vasco trata como seu 'maior título'

Clube abriu mão de disputar campeonato em luta contra o racismo

O movimento conhecido como ''Resposta Histórica'' completou 98 anos nesta quinta-feira (7). Na ocasião, o Vasco da Gama se negou a excluir os jogadores negros de seu elenco e foi barrado do Campeonato Carioca de 1924, mesmo sendo o campeão do ano anterior.

Em 1923, seu ano de estreia na Liga Metropolitana de Football, o Cruzmaltino alcançou o título da competição. Entretanto, desagradou a federação e os clubes mais influentes da época, já que a maioria dos jogadores utilizados pelo Vasco eram negros e suburbanos , algo malvisto na época.

Time do Vasco campeão carioca de 1923
Time do Vasco campeão carioca de 1923 |  Foto: Divulgação/Vasco da Gama
 

Depois do acontecimento, Flamengo, Fluminense, Botafogo e demais clubes organizaram a Associação Metropolitana de Esportes Atléticos (AMEA) e convidaram o time de origem portuguesa a participar. Havia, entretanto, uma condição para sua entrada na competição: o clube precisaria dispensar os 12 atletas de negros de seu elenco.

Em 7 de abril de 1924, José Augusto Prestes, então presidente do Vasco, se negou a realizar as demissões, concretizando o posicionamento que ficou conhecido como ''Resposta Histórica''. Através de suas redes sociais, o clube considerou este como o seu maior título.

Confira o documento:

Documento da Resposta Histórica
Documento da Resposta Histórica |  Foto: Divulgação/Vasco da Gama
 

< 'Meu casamento tá numa UTI', diz Sabrina Sato sobre relação com Duda Nagle Polícia faz gol: "Bolinha" e mais três são presos em Itaboraí <