Logo Enfoco


    Seletiva

    Rio será uma das sedes do Pré-Olímpico de vôlei masculino

    Evento acontecerá entre os dias 30 de setembro e 8 de outubro

    Publicado 15/03/2023 às 16:08 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Anúncio foi feito na sede do Governo do Estado
    Anúncio foi feito na sede do Governo do Estado |  Foto: Divulgação/Governo do Estado

    O Rio de Janeiro vai voltar a ser a casa do vôlei e recebe, entre os dias 30 de setembro e 8 de outubro, o Pré-Olímpico masculino da modalidade, no Maracanãzinho. O anúncio foi feito pelo governador Cláudio Castro, durante evento no Palácio Guanabara, nesta quarta-feira (15).

    A competição é uma seletiva para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Durante o evento, Castro ainda revelou mais duas grandes novidades no cenário esportivo no estado: o Rio também vai receber uma etapa da Liga das Nações masculina e feminina em 2024 e o lançamento da candidatura à Copa do Mundo de vôlei de praia em 2025.

    Acompanhado do secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, do presidente em exercício da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Radamés Lattari Filho, e do técnico da Seleção Brasileira de vôlei masculino, Renan Dal Zotto, o governador Cláudio Castro destacou a importância de trazer o Pré-Olímpico para o Rio de Janeiro.

    "O Governo vai investir, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, R$ 11 milhões para trazer o Pré-Olímpico de vôlei de quadra masculino. Estamos voltando a ter credibilidade e a confiança dos gestores. O Rio está pronto na rede hoteleira, nos serviços e na segurança pública. Ter um campeonato dessa grandiosidade é motivo de orgulho para nós e para todo cidadão fluminense", declarou Castro.

    O Pré-Olímpico de vôlei vai reunir na capital fluminense oito seleções de diferentes países na disputa por uma vaga para os Jogos em Paris. Ao todo, são realizados três Pré-Olímpicos no mundo. Além do Brasil, China e Japão recebem a seletiva no mesmo período.

    Cada país-sede do evento tem oito seleções na disputa, somando 24 times de diferentes países que se enfrentam na busca por seis vagas para os Jogos Olímpicos - duas por país que recebe o evento. Os grupos de cada sede serão definidos nesta sexta-feira (17), em um sorteio em Lausanne, na Suíça.

    LIGA DAS NAÇÕES e COPA DO MUNDO DE VÔLEI DE PRAIA

    A etapa da Liga das Nações de vôlei masculino e feminino também vai aterrissar no Rio de Janeiro. As disputas serão em maio e junho de 2024, um mês antes dos Jogos em Paris. Enquanto isso, o lançamento da candidatura à Copa do Mundo de vôlei de praia em 2025 já é uma realidade.

    Durante o evento, o presidente em exercício da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Radamés Lattari Filho, ressaltou a importância do fortalecimento do calendário esportivo no estado.

    "Estou muito feliz com o empenho do Governo do Estado em retornar o Rio com a capital do esporte. Agradeço ao governador e aos demais envolvidos em trazer o Pré-Olímpico de vôlei, além de outros eventos esportivos, para o nosso estado", pontuou Radamés.

    O capitão da Seleção Brasileira de vôlei de quadra, Bruninho, também deixou um recado sobre a importância de o Rio sediar o Pré-Olímpico de vôlei.

    "Ter o Pré-Olímpico de vôlei de quadra masculino no Rio de Janeiro e no Maracanãzinho, local que nos traz as melhores recordações possíveis, como o ouro olímpico de 2016, é motivo de orgulho para todos nós. Além disso, ter a seleção jogando no nosso país e com a nossa torcida nos traz ainda mais motivos para comemorar", finalizou Bruninho.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Pedro é eleito o melhor jogador de futebol da América do Sul

    Próximo artigo
    >

    Acidente na Ponte Rio-Niterói complica a volta pra casa

    Relacionados em Esportes