Esportes

Seleção feminina goleia em estreia do Brasil na Olimpíada de Tóquio

Imagem ilustrativa da imagem Seleção feminina goleia em estreia do Brasil na Olimpíada de Tóquio
|  Foto: Foto: Sam Robles/CBF
Brasileiras venceram o primeiro desafio em Tóquio. Foto: Sam Robles/CBF

A Olimpíada de Tóquio começou oficialmente para o Brasil. No início da manhã desta quarta-feira (21), a Seleção feminina de futebol venceu a China por 5 a 0, no Estádio Miyagi, em Rifu, e conquistou seus primeiros pontos na caminhada pelo sonho da medalha de ouro.

O primeiro grito de gol veio logo aos 8 minutos de jogo. Passado o nervosismo inicial da estreia, a Seleção já dominava as ações da partida quando Bia Zaneratto roubou uma bola no campo de ataque e cruzou na cabeça de Debinha. Ela finalizou no travessão, a zaga afastou mal e deixou nos pés de Marta, na entrada da área. Disputando sua quinta Olimpíada, a camisa 10 mostrou classe ao mandar a bola para a rede.

Marcando com duas linhas de quatro, a equipe comandada por Pia Sundhage não dava espaços e partia para o jogo com intensidade e velocidade, explorando a sua dupla de ataque, Bia e Debinha. Na armação, a experiência de Formiga e Marta ditava o ritmo e fazia com que o Brasil ficasse mais com a bola, evitando as investidas da China - eliminada pela campeã Alemanha nas quartas de final da Rio2016.

Muito tranquilas no jogo, as meninas brasileiras ampliaram o placar aos 21. Bia Zaneratto recebeu o lateral pela direita, avançou na diagonal e bateu forte de canhota. A goleira Peng Shimeng pulou no canto e defendeu, mas deixou o rebote nos pés de Debinha, que só empurrou para o gol. Com muita entrega e aplicação tática, a Seleção fez o jogo ficar fácil a partir do primeiro gol.

O primeiro susto só veio aos 39 da primeira etapa. A camisa 9 chinesa Miao Siwen recebeu na entrada da área e chutou forte, cruzado, para linda defesa de Bárbara. Ela voou alto e espalmou de mão trocada para escanteio. O lance serviu para acordar o Brasil, que, àquela altura, já estava acomodado com a vantagem no placar e até um pouco desconcentrado em relação ao início do jogo.

https://twitter.com/SelecaoFeminina/status/1417770743698501632

Segundo tempo

O Brasil voltou desligado para a etapa complementar. Logo aos 2 minutos, a zaga dormiu e Wang Shanshan foi lançada cara a cara com Bárbara, que saiu e abafou a jogada pelo chão. Em seguida, aos 6, Shanshan, novamente, recebeu em profundidade pela direita, invadiu a área e soltou a bomba na trave. No rebote, Miao Siwen, sozinha na marca do pênalti, acabou mandando por cima do gol.

A queda de rendimento da Seleção é um problema já reconhecido por Pia Sundhage, que dizia, antes dos Jogos Olímpicos, ter como maior desafio encontrar um padrão de jogo com intensidade por 90 minutos. Por mais que possuísse uma vantagem confortável contra a China, o problema preocupava, sobretudo, para os jogos contra equipes mais fortes - como Holanda, Suíça e Alemanha.

Após a oscilação, o terceiro gol quase veio aos 14. Debinha recebeu na entrada da área, girou bonito e chutou no alto. Peng Shimeng espalmou e a bola ainda explodiu na trave antes de sair em escanteio. Na cobrança, após bate-rebate na área, a sobra ficou com Andressa Alves, que tinha acabado de entrar, chutando à esquerda da meta adversária.

Sem a mesma solidez defensiva do primeiro tempo, as Guerreiras viram Bárbara salvar mais uma vez aos 21. As chinesas entraram na área tabelando pela esquerda e Wang Shuang chutou rasteiro, cruzado, para grande defesa da goleira brasileira. A bola ainda bateu na trave esquerda e ficou viva na área, mas a defesa acabou afastando. Àquela altura, o jogo era aberto e qualquer uma das equipes poderia marcar.

https://twitter.com/SelecaoFeminina/status/1417778979096997889

Felizmente, o gol foi brasileiro. Marta foi lançada na linha de fundo e cruzou de perna direita. A zaga rebateu para a quina da área e a própria camisa 10 pegou de primeira, surpreendendo a todas e acertando o cantinho. Gol de craque para matar o importante triunfo inaugural nos Jogos Olímpicos.

As chinesas ainda acertaram a trave brasileira mais uma vez. Aos 31 minutos, Li Mengwen tentou cruzar e quase encobriu a goleira Bárbara. Ela conseguiu espalmar com a ponta dos dedos e evitar o gol. Na sobra, a atacante adversária cabeceou no reflexo e carimbou o travessão. A camisa 1 brasileira ficou na bronca e pagou geral para a defesa, que deixou espaços demais no lance.

Aos 34, Andressa Alves recebe na entrada da área, dribla a zagueira e é derrubada antes de finalizar. Pênalti marcado - e convertido pela própria Andressa, que entrou muito bem e deu sobrevida ao meio-campo brasileiro na segunda etapa. Destaque para o jogo coletivo da capitã Marta - que poderia ter marcado seu hat-trick, mas deu a bola nas mãos da companheira.

Ainda houve tempo para Bia Zaneratto marcar o seu. Um dos destaques do Brasil na partida, ela se jogou na bola, quase na pequena área, para escorar cruzamento de Debinha pela esquerda e colocar o 5 a 0 no placar. Gol merecido e goleada que empolga e dá confiança para o restante da competição. O Brasil oscilou, mas mostrou personalidade e bom futebol, com qualidade técnica e superioridade tática durante boa parte do confronto.

Após a vitória na estreia, a Seleção feminina volta a campo no sábado (24), novamente no Estádio Miyagi, para encarar a Holanda - grande rival do Brasil na luta pela liderança do Grupo F. No complemento da primeira rodada da chave, as holandesas enfrentam a Zâmbia, às 8h, no mesmo local. Pelo grupo E, a Grã Bretanha estreou com vitória por 2 a 0 sobre o Chile, na Arena Sapporo.

< Ministro da Educação defende retorno das aulas presenciais Mega-Sena sorteia R$ 2,5 milhões nesta quarta <